segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Caturrita -- Myiopsitta monachus (Boddaert, 1783)

   Nikon coolpix p 510
 RESUMO:  
A  caturrita (Myiopsitta monanchus), também é conhecida como catorra ou cocota, é uma ave da família Psittacidae. A caturrita é nativa das regões subtropical  e temperada da América do Sul. São encontradas no Pantanal (população bastante numerosa) nos pampas à leste dos andes da Bolívia, Paraguai, Uruguaí e sul do Brasil até a região da Patagônia na Argentina. A caturrita também é conhecida no Brasil por catorra, cocota, periquito barroso, papo branco, e outros nomes, dependendo da região.
FONTE DE PESQUISA: www.wikiaves.com.br


ALIMENTAÇÃO:
REPRODUÇÃO:
HÁBITOS;
PREDADORES ver:http://www.wikiaves.com.br/caturrita




Quem não conhece a caturrita,ave muito barulhenta,vivem em bandos no qual fazem seus ninhos sempre em grandes árvores, escolhem um galho bem alto e isolado,e ali começam o emaranhado de gravetos no qual elas cortam um por um,em outras árvores,muitas vezes distantes.
Em alguns casos aonde a colonia é muito grande plantações de milho próximas ao ninho são literalmente dizimadas!  Adoram construir seus ninhos em grandes eucaliptos, e também araucária.

LOCAL DAS FOTOS:    Arroio do moinho Canguçu RS



ESTADO DE CONSERVAÇÃO:                Pouco preocupant
Ouça aqui o canto 
da Caturrita: http://www.wikiaves.com.br/435865&tm=s&t=s&s=10449


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...