sábado, 15 de dezembro de 2012

Pavó -- Pyroderus scutatus (Shaw, 1792)

            RESUMO:               
O pavó, ou pavão do mato, é um Passeriforme da família Cotingidae. Conhecido também como pavão -do-mato, pavô, jacu-touro, e jacupiranga.
O macho mede cerca de 46 centímetros de comprimento e a fêmea 39 centímetros. O macho tem o bico de cor azul céu muito claro, quase branco. A fêmea tem o bico mais escuro, cinza roxeado.Durante o período reprodutivo reúne-se em grupos de até 10 indivíduos, havendo exibição do papo e vocalizações. Faz ninho em formato de uma pequena e frágil plataforma de gravetos. Põe 2 ovos amarelados com manchas marrom-avermelhadas.É uma espécie rara. Habita o interior e as bordas de florestas altas, especialmente em regiões montanhosas. Vive solitário. Seu canto é bastante grave , lembrando o som produzido quando sopra-se uma garrafa de vidro pelo gargalo ( soa como “vu-vuu” ).
Fonte: www.wikiaves.com.br

Esta foto foi tirada de surpresa, pois num domingo pela manhã saí para capturar alguma foto de jacu em uma mata em minha propriedade,e não tendo sucesso em minha busca sentei me em uma arvore seca ,neste momento em cima de minha cabeça no alto das folhagens percebi o movimento de alguma ave grande, logo imaginei serem jacuaçus, mas para minha surpresa   capturei esta imagem desta ave grande até então desconhecida pra mim.  Com o auxílio do wikiaves descobri ser o pavó,  pavão do mato,. ave que normalmente anda só.
 Única foto,pois logo apos voou!     Nunca imaginei ter este tipo de ave aqui em Canguçu,ainda mais em minha mata,foi uma surpresa!
Uma das fotos mais importantes pra mim!!

Ave rara!  Vive solitária.

Tem 8 registros só no wiki aves em todo o sul, junto com o meu  Até agora!

"Esta foto acima foi o novo registro da ave, também em minha propriedade, só que em outra área de mata, aproximadamente  4 kilômetros  de distância da primeira.   Desta vez pude ouvir a ave vocalizar, realmente um som totalmente estranho, muito grave, realmente parece assoprar no gargalo de uma garrafa, vvoooo...   vvvoooo..., e  o som não é muito alto.
É uma ave complicada de se ver, esta sempre muito alto, no topo das árvores, dificultando assim o registro.
Acredito que a maioria das pessoas daqui nunca o tenham visto,  eu nas duas oportunidades  ouvi o som de galhos se balançando primeiro, e depois a ave. Faz um barulho grande ao pousar nos galhos, já que é bem grande."

LOCAL DA FOTO:                     Arroio do Moinho    Canguçu RS


 Ouça aqui o canto do    pavó: http://www.wikiaves.com.br/95218&tm=s&t=s&s=11389

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:           Risco de extinção no Sul  do brasil

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...