domingo, 9 de dezembro de 2012

Sábia-do-campo---Mimus saturninus (Lichtenstein, 1823)


RESUMO: 
O sabiá-do-campo é uma ave passeriforme da família Mimidae. Também conhecida como Tejo-do-campo, calhandra, arrebita-rabo, galo do campo, papa-sebo, sabiá-levanta-rabo, sabiá-conga,  ou sabiá-poca, sendo o último nome evitado pelos ornitólogos para não causar confusão com outro sabiá de mesmo nome (Thurdus amaurochalinos). O sabiá do campo (Mimus saturninus) é uma ave famosa por seu vasto repertório de cantos, que incluem imitações de outras espécies. www.wikiaves.com.br


Esta figura aí foi uma das primeiras espécies que me levou a montar o blog, já que foi uma das aves que perdi o contato por aproximadamente 20 anos.  Quando criança tinha muitas delas aonde eu morava, faziam seus ninhos em laranjeiras, e muitas vezes não sei porque  apareciam filhotes caídos no  chão, normalmente bichados com larvas na cabeça ...Durante estes 20 ano morei em outros distritos, e também não observei esta ave... Hoje onde moro  não existe esta espécie cheguei a comentar com amigos, que ela  havia sumido.

Mas para a minha surpresa depois de mais de 20 anos sem visualizá-la encontrei algumas  na localidade do  alto do vime e glória! E por fim observei o encontro imitando a calhandra,   (como eu a conhecia) aqui em casa, então pensei que tinha que ter alguma por perto, e estava certo, consegui um registro aqui pertinho de casa (2 km).
Um comportamento que percebi nesta ave, é que mesmo ela estando tão perto,não a visualizo-a por aqui,  continua no local, não vai pra mais longe... Acredito que são territorialistas, criam seus filhotes sempre no mesmo lugar.
OBS: Esta figura imita os outros pássaros!  Sendo que alguns indivíduos repetem o canto de até 6 espécies.
Mas faz muito tempo que não as ouço mais, não posso dizer por enquanto quais aves elas imitam.



 Conhecia-a por calhandra!!

LOCAL DAS FOTOS:      Alto do vime 1º distrito Canguçu  RS e Arroio do Moinho 1º (CETAC)Canguçu RS

CARACTERÍSTICAS:
REPRODUÇÃO:
HÁBITOS:
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA:
ver em: http://www.wikiaves.com.br/sabia-do-campo

Ouça aqui o canto do sabiá -do-campo: http://www.wikiaves.com.br/13648&tm=s&t=s&s=11535


ESTADO DE CONSERVAÇÃO:     Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...