domingo, 9 de dezembro de 2012

Sabiá poca -- Turdus amaurochalinus ( Cabanis, 1850)


RESUMO:É um dos sabiás mais conhecidos pelos brasileiros, seja por seu aspecto físico, seja por seu canto  triste. Nas diversas regiões possui os mais variados nomes comuns: bico-de-osso, sabiá-branco, sabiá-do-peito-branco, sabiá-bico-amarelo, sabiá-bico-de-osso e sabiá-bico-de-louça.
 Alimentam-se  de invertebrados e pequenos frutos, principalmente no solo. Como outros sabiás, gostam de ciscar com o bico as folhas secas e escavar o chão. A cada movimento com o bico para a lateral, dão um salto para trás e ficam procurando presas, imóveis por alguns segundos. Se nada aparece, saltam para a frente, ciscam e retornam à posição original. Quando os frutos das figueiras estão caindo no chão, concentram-se sob a árvore e fartam-se.

Em agosto inicia-se a reprodução. Nessa época, aparecem as aves com o bico amarelo vivo, uma característica ligada à reprodução. Aves juvenis ou adultos fora do período reprodutivo têm o bico escuro ou com diferentes proporções de amarelo. Nidifica em arbustos isolados. O  ninho apresenta formato de tijela, é feito com raízes e fibras com acabamento de barro nas paredes laterais dando solidez, dentro há um acolchoado de raízes finas e macias sem o barro. Coloca 3 a 4 ovos, bojudos e com a ponta alongada, azul-esverdeado com manchas e pintas ferrugíneas. O casal fica junto no período de incubação.
O sabiá-poca é uma ave passeriforme da família Turdidae. 
www.wikiaves.com.br

 "Esta aí é uma velha conhecida nossa, o  sabiá-poca,   quando começa a esquentar mais o tempo pro lado do verão, já e possível  ouvir  muitas vezes logo apos o meio-dia  seus primeiros cantos.
E no forte do verão, aí sim  pra todo lado tem sabiá cantando..
O canto da Sabia Poca, sabiá laranjeira, e sabiá coleira são muito parecidos, mas não são iguais, cada um tem suas particularidades!,..mas porém,  todos lindíssimos!
Em agosto começa o período reprodutivo."

Hoje, 12 de outubro de 2016 ouço o primeiro canto dos sabia, tiê-preto, também cardeal.





LOCAL DAS FOTOS:                     Arroio do Moinho Canguçu  RS

Ouça aqui o canto do sabiá-poca:   http://www.wikiaves.com.br/49337&tm=s&t=s&s=11530


ESTADO DE CONSERVAÇÃO:               Pouco  preocupante 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...