sábado, 15 de dezembro de 2012

Vira-bosta --(chupim) *** Molothrus bonariensis (Gmelin, 1789)

Clique nas imagens para visualizar em  tamanho grande 

                                                                       Resumo:
chupim (Molothrus bonariensis) é uma  ave  passeriforme da família icteridae . Os machos de tais animais possuem uma coloração aparentemente preta, mas quando expostos ao sol, brilham em um tom azul-violeta, enquanto as fêmeas são mais pardacentas e menos reluzentes. Seu vôo é digno e seu canto é lindo. Conseguem se comunicar com sua família e retribuir carinho através de gritos.
Também são conhecidos pelos nomes de anu, anum, arumará, azulão, azulego, boiadeiro, brió, carixo, catre, chopim-gaudério, corixo, curixo, corrixo, corvo, engana-tico, engana-tico-tico, gaudério, godério, godero, gorrixo, grumará, iraúna, maria-preta, negrinho, papa-arroz, parasita, parasito, pássaro-preto, uiraúna, vaqueiro, vira, vira-bosta e vira-vira.
O chupim é conhecido pelo habito de colocar seus ovos no ninho de outras aves, para que as mesmas possam chocá-los, criá-los e alimentá-los como filhotes. Por isso acabou virando sinônimo de aproveitador. São diversas as espécies parasitadas por essa ave, mas a mais comum de se ver alimentando um filhote de chupim, é o tico tico (zonotrichia capensis), que é uma ave comum em meio as cidades. Registros de Tiê Sangue (Rampphocelus bresilius), Tiê preto, cardeal (Paroaria coronata) dentre tantos outros também já foram feitos.
wikipédia



Ave de cor preta intensa, dependendo da iluminação  é possível ver a cor azul escura.   Esta ave é famosa por não criar seus filhotes, ela  poem seus ovos nos ninhos de outras espécies, mas antes disso destroem os ovos que estão no ninho!    Várias espécies são hospedeiras de seus ovos, tanto maiores,  como menores que eles.
Tem outra espécie de vira-bosta que é muito semelhante a este que é o ''Vira-bosta-picumã'', sendo que o picumã não é tao brilhoso!

Eu particularmente já observei tico-tico criando estas  enormes aves!




LOCAL DAS FOTOS:   Arroio do Moinho  Canguçu  RS


Ouça aqui o canto do  vira-bosta:  http://www.wikiaves.com.br/58849&tm=s&t=s&s=11775



ESTADO DE CONSERVAÇÃO:           Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...