domingo, 24 de fevereiro de 2013

Tiriba-de-testa-vermelha pirrhura frontalis (Veillot, 1817)




                                                                      
                                                                            Resumo:
Mede cerca de 27 cm de comprimento. É verde, inclusive nas bochechas, com a zona auricular pardacenta. Fronte, abdômen e face inferior da cauda de cor vermelha. Região perioftálmica branca, assim como a cara. Não possui diferenças externas aparentes entre machos e fêmeas.
Nidifica em cavidades em troncos de árvores onde são postos de 3 a 5 ovos, cujas dimensões estão em torno de 26 x 21 mm e que são incubados pela fêmea durante cerca de 30 dias. Quando nascem os filhotes, estes são alimentados pelos pais, especialmente pelo macho, durante cerca de 45 dias.
Também conhecida pelo nome de cara-suja, a tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis) é uma ave da família  Psittacidae que habita regiões florestais, geralmente em bandos. Sofre com a perda de habitat.
www.wikiaves.com.br

 "Também conhecido como periquito por aqui. Ave  avistada quase que  diariamente aqui no Arroio do Moinho.Sempre  andam  em pequenos   bandos, e não fazem cerimônia na hora de se alimentar.  Adoram maças verdes.. Se camuflam bem em árvores, normalmente na aproximação do perigo ficam todos imóveis no meio da vegetação, até o perigo estar bem próximo, aí então soa o  grito de alarme de um membro do bando, aí  todos saem voando na maior gritaria!"




LOCAL DAS FOTOS: Arroio do Moinho 1º distrito Canguçu RS


Ouça aqui o canto da 
Tiriba-de-testa-vermelhaa: http://www.wikiaves.com.br/313681&tm=s&t=s&s=10434



ESTADO DE CONSERVAÇÃO:                Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...