quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Tuque-elaenia mesoleuca (Deppe,1830)


                                                                           Resumo:
Mede entre 14 e 16 centímetros e mede entre 16 e 20 gramas. É uma pequena ave do gênero Elaenia. A plumagem é verde-oliva maçante na parte superior. Apresenta anel periocular esbranquiçado, pouco ou nenhum branco na coroa. Peito escuro, asas de coloração cinza escuro com duas barras alares. Cauda escura. Virtualmente igual á guaracava-de-bico-curto (Elaenia parvirostris) da qual se distingue apenas pela vocalização.É muito parecida com a Guaracava-de-barriga-amarela (Elaenia flavogaster), porém sem topete. Além da diferença morfológica, ao contrário da espécie anterior, prefere ambientes mais florestados. (DEVELEY, 2004).

"Eu acho ele  parecido com outras espécies do gênero ELAENIA SP   pois a maioria são de cor opaca acinzentada sem cores chamantes.
Na minha visão de simples observador, esta é uma das espécies mais difíceis de serem identificadas, só mesmo ouvindo a vocalização e ainda assim prestar muita atenção, pois toda a ave usa vários sons para se comunicar.


Tem o canto normal, o chamado,. o apelo, o canto de atenção, preocupação.. enfim.  No início de minhas observações eu me deparei com certa dificuldade nas minhas identificações por causa desta grande variedade de expressões que algumas aves apresentam.
Muitas vezes ouvia, gravava o som e ia procurar no wikiaves e não encontrava, mais muitas vezes era um chamado,..apelo..  mas o tempo vai ensinando!
No verão costuma cantar incansavelmente, clarear do dia, e a tardinha."


LOCAL DAS FOTOS:     Arroio do Moinho  1º Canguçu RS

Ouça aqui o canto
do Tuque:http://www.wikiaves.com.br/44380&tm=s&t=s&s=11206

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:    Pouco preocupante


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...