domingo, 24 de março de 2013

Azulão-Cyanoloxia brissonii (Lichtenstein, 1823)




RESUMO:     O azulão é uma ave passeriforme  da família cardinalidae. Também conhecida pelos nomes de azulão-bicudo, azulão do nordeste, azulão-do-sol, azulão verdadeiro, guarundi-azul, gurandi-azul, gurundi-azul e tiatã.

                                             Existem  no brasil 3 subspecies de Azulão:

                                                            Cyanoloxia brissonnii
                                                            Cyanoloxia brissonnii sterea 
                                                              Cyanoloxia brissonnii argentinas 

 www.wikiaves.com.br
O azulão mede aproximadamente 15 cm de comprimento. O macho possui plumagem  totalmente azul-escura quando adulto, com a fronte, sobrancelhas e coberteiras superiores das asas azuis-brilhantes. A fêmea e os imaturos são marrons-pardos.
Está ave é territorialista, não é possível vê-las em bando. Caso exista um casal em devida localização, só será possível encontrar outro casal há uma certa distância. Os filhotes de azulão ficam com seus pais até um certo tempo, depois partem para uma vida "independente", pois o instinto territorialista do azulão não o deixará ficar por perto após estar na fase adulta. Assim, o filhote terá que achar seu próprio território e sua parceria para acasalamento.
Se um macho invade o território de outro, com certeza haverá um conflito violento; Por isso existe um certo respeito entre as aves e seus territórios, mas sempre há aquele de maior fibra que, por território ou por acasalamento, entrará em conflito e conquistará o desejado.
Sua alimentação é bem variada, porém seu cardápio é baseado, sobretudo, em sementes, algumas frutas e insetos.
wikipédia.

"Pássaro  muito parecido com o azulinho,só que bem maior, tem o bico preto e tons de azul mais escuro.
Alimenta-se de sementes, frutas , e insetos..e aqui em Canguçu RS, pelo que estou constatando  ele   esta bem escasso, tanto é que desde que comecei a fotografar (esta fechando 2 anos em Dezembro 2014), ainda  não me deparei com esta magnífica ave que só conheço por foto.  E olha que revirei alguns distritos deste imenso Município atrás desta ave.
A foto que esta no topo foi cedida pelo colega de passarinhada Rphael Kurz Clasen de Oliveira  Que é morador de Pelotas e esta começando neste maravilhoso mundo das aves,  e  seguidamente faz fotos por aqui. E foi numa destas visitas ao Município, mais precisamente no Passo do Atalho 1º no dia das eleições ele consegui fazer este registro tão importante para Canguçu, e para o blog também.
Seguirei procurando o azulão, pode ser que em seguida eu também tenha a sorte que teve o Raphael...

Gostaria de deixar minha preocupação  a respeito da ausência desta ave, já que segundo relatos de amigos, e vizinhos, a alguns anos atrás tinha-se muito deles por aqui!

Gostaria de agradecer a bondade do Raphael, que me cedeu a foto, se não fosse sua foto o espaço reservado ao azulão estaria em branco.''


CARACTERÍSTICAS:
REPRODUÇÃO:
ALIMENTAÇÃO:
HÁBITOS, DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA:  ver:http://www.wikiaves.com.br/azulao

  
Local da foto:  Passo do Atalho 1 Canguçu RS

Ouça aqui o canto do 


ESTADO DE CONSERVAÇÃO:       Pouco preocupante


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...