sexta-feira, 1 de março de 2013

Fim-fim euphonia chlorotica (Linnaeus, 1776)


                                                                                 Resumo:
   Mede 9,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 8 gramas (macho).

É uma das espécies mais conhecidas do gênero Euphonia. Além do colorido do macho, outra característica marcante nessa ave é o canto assobiado, usado para contato entre o grupo e origem dos nomes comuns.

Sua voz pode ser facilmente reconhecida: “di-di”, “vi-vi”, “vem-vem” ou “fi-fi” (chamada de ambos os sexos). O canto é fraco, chilreado rápido podendo lembrar o de um pintassilgo . Também imitam outras aves. Macho e fêmea chamam-se nas andanças pela mata. À distância, pode ser confundido com um dos chamados do risadinha, quando faz fi-fi.

A fêmea é verde-olivácea, de fronte amarelada e ventre esbranquiçado. É interessante notar que a fêmea possui um canto elaborado também, além do “fi-fi”.

Frugívoro. Geralmente pousa ao lado de um cacho de frutos e os ingere um após o outro. As sementes ingeridas passam intactas pelo tubo digestivo e quando eliminadas junto com as fezes, muitas vezes aderem a um tronco de árvore ou caem no solo onde germinam. Desta forma, esta e outras espécies de Euphonia são consideradas excelentes dispersoras de sementes. Apreciam muito as frutinhas das ervas-de-passarinho, plantas das famílias lorantáceas e viscaceae, neste último caso ingerem a polpa dos frutos e a semente, deixando cair a casca. Em geral, as sementes são defecadas na forma de um “colar de contas” nos galhos, mas algumas vezes podem cair no solo, onde não se desenvolvem. Existe uma particularidade anatômica que muito singulariza esta ave, que é a não existência de moela, sendo, o próprio papo bastante atrofiado. Tal simplicidade do aparelho digestivo revela claramente o regime frugívoro levado ao extremo.
www.wikiaves.com.br

 "Pássaro que tem o canto parecido com o chamado do risadinha, ``fi-fi´´ ``vi-vi´´esta sempre vocalizando  `fiiiiii-fiiiii´´!
  Pássaro pequeno 9.5 cm
  Imita outras aves.
  Ave frugívora,se alimenta basicamente de frutinhas, adora a famosa erva de passarinho!
  De longe ao meu ver pode ser confundido pelo cais-cais."

***Não consegui por enquanto fotos bem nítidas da ave, espero em breve conseguir ***




LOCAL DAS FOTOS:            Arroio do Moinho, Canguçu RS


Ouça aqui o canto do
fim-fim: http://www.wikiaves.com.br/165397&tm=s&t=s&s=11787


ESTADO DE CONSERVAÇÃO:         Pouco preocupante      

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...