quinta-feira, 28 de março de 2013

Gavião-carijo -- Rupornis magnirostris (Gmelin, 1788)


                                                                               RESUMO:
O gavião-carijó (Buteo magnirostris ou Rupornis magnirostris) também é conhecido pelos nomes de anajé, gavião-indaié, inajé, ripino, indaié e pega-pinto. É um gavião da família dos acipitrídeos, encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México  à Argentina e em todo o Brasil.
A espécie possui cerca de 36 cm de comprimento, com plumagem variando de cinza a marrom e negro nas partes superiores, peito cinza, asas com base das primárias ferrugíneas, partes inferiores barradas de canela, cauda com quatro ou cinco faixas escuras, ceroma, íris e tarsos amarelos. Alimenta-se geralmente de insetos e aranhas, além de pequenos vertebrados. No Brasil é a espécie de gavião mais abundante.

O gavião-carijó vive em casais que constroem ninhos com cerca de meio metro de diâmetro no topo de árvores. A postura de em média 2 ovos é depositada sobre um revestimento de folhas secas e incubada pela fêmea. Durante este período de cerca de um mês, a fêmea é alimentada pelo macho.
 wikipédia

Aqui no Sul é uma ave muito comum,  sendo avistada quase que diariamente.. Lembrando ainda que   o gavião-carijó,  tem um papel muito importante na cadeia alimentar, já que ajuda no controle de camundongos, pequenos répteis e também aves doentes, ou  com defeitos.
Também é caçado pelo homem, já que adora atacar pintos. Tem vezes que reunem-se vários individuos e vocalizam de uma maneira diferente,'' guieec..guiec.guiec,guiec,guiec'' Não sei se é o periodo reprodutivo ou significa outra ação??  
Fiz um pequeno vídeo da vocalização, se alguem souber agradeçeria muito o auxílio.



LOCAL DAS FOTOS:  Arroio do Moinho 1º Canguçu RS

CARACTERÍSTICAS:

ALIMENTAÇÃO:
HÁBITOS:
PREDADORES:
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA, ver em:http://www.wikiaves.com.br/gaviao-carijo


Ouça aqui o canto do 

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:     Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...