domingo, 4 de agosto de 2013

Jaçanã -- -- Jacana jacana (Linnaeus, 1766) (cafézinho, casaca de couro...)

clique nas imagens para ampliar


                                                                        RESUMO:
O jaçanã (Jacana jacana) é uma  ave que habita a América Central  e a América do Sul. É caradriiforme,, paludícola, da família  dos jacanídeos.Tais aves medem cerca de 23 centímetros de comprimento, possuindo plumagem  negra com manto castanho, bico amarelo com escudo frontal vermelho, rêmiges verde-amareladas, encontro com um afiado esporão vermelho. São ainda pernaltas, com dedos longos e abertos, adaptados à locomoção sobre  plantas aquáticas.
Também são conhecidas pelos nomes de aguapeaçoca, cafezinho, casaca-de-couro, ferrão, japiaçó, japiaçoca, marrequinha, menininho-do-banhado,nhaçanã, nhançanã, nhanjaçanã, piaçó, piaçoca e pia-sol.
wikipédia.

Uma das aves mais comuns nos brejos e margens de rios, possui os pés enormes para seu tamanho. Além de ter os  dedos longos e finos, também as unhas são muito compridas. No dedo que fica para trás, a unha é mais longa do que o próprio dedo. Esse arranjo possibilita suas caminhadas sobre as plantas aquáticas, dividindo o peso do corpo em uma larga base. Anda e corre pelas folhas das plantas boiando como se estivesse em chão seco.
Medem cerca de 23 cm de comprimento, possuindo plumagem negra com manto castanho, bico amarelo com escudo frontal vermelho, rêmiges  verde-amareladas, encontro com um afiado esporão vermelho. Sua plumagem juvenil é toda branca embaixo, com as costas marrom acizentado e parte superior do pescoço e cabeça escuros. Uma listra branca inicia-se sobre os olhos e estende-se pela nuca e parte de trás do pescoço. As longas penas das asas amarelas, como no adulto, formam a única característica comum entre as duas plumagens. Parecem pertencer a outra espécie.


Uma curiosidade é que a fêmea em alguns casos  monta um pequeno  harém de machos,
 os quais tomam conta dos ninhos.

''Se alguma fêmea que não seja a esposa do macho aparecer,vai estraçalhar os ovos enquanto o macho só fica olhando,por causa da amnésia, acaba acasalando com ela no final''

Esta foto foi feita na localidade do Arroio do Moinho, praticamente na zona urbana ,na casa de um vizinho que gentilmente me recebeu para que eu fizesse o registro desta espécie.

LOCAL DAS FOTOS:             Arroio do Moinho Canguçu RS


Ouça aqui o canto do Jaçanã: http://www.wikiaves.com.br/21920&tm=s&t=s&s=10348



ESTADO DE CONSERVAÇÃO:                   Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...