quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Bacurau-tesoura -- Hydropsalis torquata (Gmelin, 1789)


Nikon coolpix p 510
   RESUMO:


 O bacurau-tesoura é  um caprimulgiforme da família caprimulgidae. Exclusivamente insetívoro. Parte do do solo em voo curto para capturar o inseto e pousa imediatamente.É um grande devorador de mariposas. Também conhecido como curiango-tesoura.
FONTE:  www.wikiaves.com.br

 (Hydropsalis brasiliana) é uma espécie de bacurau  que habita a região Sul do nosso estado, Amazonas até a Bolívia, Paraguai e Uruguai.  Os  machos chegam a medir 40 cm de comprimento, enquanto as fêmeas apenas 27 cm; possuem coloração pardo-escura com riscos brancos e colar nucal com variações regionais. Também são conhecidas pelo nome de curiango-tesoura. 



Esta ave é dificílima de ser observada de dia, vive em lugares bem isolados, como mato de capoeira, macega, lugares bem fechados de difícil acesso.

Não faz ninho, coloca seus ovos em um lugar em que ele se camufle bem quando está no ninho. A foto acima  é possível observar  um ninho de bacurau com 2 ovos.
Não aparecem de dia, só são visíveis na  noite. De dia ficam camuflados,  imóveis no chão ou em galhos de árvores.


LOCAL DAS FOTOS:    Arroio do Moinho 1º Canguçu RS


PARA INFORMAÇÕES 

SUPER DETALHADAS CLIQUE AQUI:http://www.wikiaves.com.br/bacurau-tesoura

Ouça aqui o 

som do bacurau-tesoura:http://www.wikiaves.com.br/bacurau-tesoura

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:     Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...