segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tucano-de-bico-verde - ramphastus dicolorus- (linnaeus,1776)


                                                                               RESUMO:
 Tem cerca de 48 centímetros, boa parte correspondem ao bico. Pesa 320 g a 400 g. Apresenta papo amarelo e bico verde. O serrilhado do bico é bem desenvolvido e realçados pela cor vermelha sanguínea. É o único Ramphastos a apresentar um ângulo acentuado na base da mandíbula inferior.
O tucano-de-bico-verde é uma ave Piciforme da família Rambhastidae
wikiaves.com.br
tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é uma espécie de tucano  nativa do  Brasil , Bolívia, Argentina e Paraguai. Tais aves medem cerca de 48 centímetros de comprimento, possuindo, como o próprio nome popular indica, bico de cor verde, garganta e peito amarelos e barriga vermelha. Também podem ser conhecidos pelo nome de tucano-de-peito-vermelho. O tucano-de-bico-verde é encontrado nas regiões Sul e Sudeste do  Brasil, bem como no sul do estado de Goias (embora seja bem raro nessa região). É bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. São perseguidos pelos caçadores por sua carne. Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto. Se alimenta de frutos, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que, com frequência, alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves. Bota de 2 a 4 ovos, incubados durante 18 dias.wikipédia.



"Grande tucano.. Ave de grande beleza.. Aqui em minha localidade , seguidamente    dão o ar da graça.  Sempre em bandos de 3 a 6 indivíduos, agora mesmo fazem mais de 3 semanas que não aparecem.
Se alimentam de palmito,''coquinhos''..também pitanga , cereja..  Dizem que comem os ovos de outros passarinhos também!
Há algum tempo que  eu estava as catas destes tucanos,  quase sempre ouvia o canto, sempre muito longe, até que um dia chegou esta figura aí sentou neste galho e deixou eu me aproximar  bem pertinho, enquanto se comunicava com o resto do bando que estava próximo!
Ele fazia o chamado, e os outros que estavam mais longe respondiam."



LOCAL DAS FOTOS :    Arroio do Moinho 1º  Canguçu RS

* ALIMENTAÇÃO:

* REPRODUÇÃO:


 *HÁBITOS:


 *DISTRIBUIÇÃO 


   GEOGRÁFICA ver em:http://www.wikiaves.com.br/tucano-de-bico-verde


Ouça aqui o som do
Tucano-de-bico-verde:http://www.wikiaves.com.br/9065&tm=s&t=s&s=10734

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:          Pouco preocupante




Marreca-pé-vermelho *** amazonetta brasiliense (gmelin,1789) ( picassinha, marreca-ananai...)

Clique nas imagens para ampliar


                                                                       RESUMO:
A marreca-pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis) é uma espécie de marreca  encontrada em grande parte da América do sul. Tais aves chegam a medir até 40 cm de comprimento, com espelho alar variando entre negro, verde e azul-brilhante, duas manchas claras na face, garganta branca e pescoço posterior negro. Na espécie, machos diferenciam-se das fêmeas pela presença bicos e pés vermelhos, uma vez que nas fêmeas eles são azulados. Também são conhecidos pelos nomes de ananaí, marreca-ananaí, marreca-assobiadeira, marreca-assoviadeira, marreca-dos-pés-encarnados, marreca-espelho e pé-vermelho.
wikpédia.          


Pé-vermelho macho
   Este casal de pé vermelho chocou a sua ninhada em um  açude aqui perto de minha casa, e assim foi possível observa-los com mais tranquilidade  na sua rotina.  Seguidamente eles vinham  se alimentar em  uma resteva de milho que tenho nas redondezas.. 
    O macho tem o bico vermelho, como é possível observar nas fotos..e a fêmea azulado.  Quando elas voam pode ser visto a cor verde azulada e branco em suas asas.
Sua coloração lhe permite uma boa camuflagem.
Alimentam-se em banhados, áreas alagadas, procurando por insetos da água, pequenos invertebrados, e também sementes de milho, como eu mesmo  pude perceber!


LOCAL DAS FOTOS:      Arroio do Moinho Canguçu   RS


Marreco de pequeno porte, com cores para uma boa camuflagem e com um toque verde e branco belíssimos (encontrado nas asas), será muito difícil ver esse tipo de marreco só, voam sempre em casais ou em bandos com até cinco exemplares e voam geralmente em silêncio e com velocidade.
Bando-de-pé-vermelho
Outra característica que diferencia os sexos (porém pouco marcante) é a mancha preta que o macho possui na parte posterior da cabeça (nuca). Como é delimitada gradualmente, e não tem contornos contrastados e bem definidos, passa despercebida, mas observando-se com atenção, nota-se que somente está presente no macho, sendo que na fêmea essa região é marrom
wikiaves.com.br

HÁBITOS:

REPRODUÇÃO:
PREDADORES:


Ouça aqui o som do
pé vermelho:
http://www.wikiaves.com.br/63302&tm=s&t=s&s=10036

Pé-vermelho catando milho, em resteva...

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:    Pouco preocupante