sexta-feira, 25 de abril de 2014

Urubu-de-cabeça-preta **** Coragyps atratus (Bechstein, 1793)

Clique nas imagens para visualizar em tamanho grande

                                                                         RESUMO: 
O urubu-de-cabeça-preta, (Coragyps atratus) é uma ave Cathartiforme da famíla Cathardidae, pertencente ao grupo de abutres do novo mundo. Conhecido também como urubu comum, corvo, urubu preto e apitã.
www.wikiaves.com.br

''Segundo informações, esta espécie possui uma boa visão e um olfato apurado, mas não tanto como seu parente mais próximo, o urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) que localiza a carcaça três vezes mais rápido que essa espécie. Isto se deve ao fato de que a parte do seu cérebro que se encarrega do instinto  olfático é cerca de três vezes maior do que a dos urubus-de-cabeça-preta.  ''
Nidificam en terrenos longe da presença humana, junto do solo e nunca  são feitos mais altos que 50 cm. Os ovos, de cor cinza ou verde-pálido, são incubados por ambos os genitores durante 32 a 40 dias. Os juvenis eclodem com plumagem branca e são alimentados por regurgitação. Com o passar dos dias, os juvenis  ganham uma cor branco-rosada e apenas um pouco azuladas. 
O primeiro voo ocorre por volta das 10 semanas e com cerca de 3 meses já tem a plumagem de adulto.
Alimentam-se de carniças e frutas em decomposição como a pupunha. Também se alimentam de matéria em decomposição em depósitos de lixo.
 wikipédia

Esta é a terceira espécie de urubu que estou a registrar aqui em Canguçu RS. Cabeça amarela, vermelha, e  agora preta.
Eu já tinha no blog foto da sp, mas não feita aqui no Minicípio.

LOCAL DAS FOTOS:  Arroio do Moinho 1º Canguçu RS

Ouça aqui o som

Para informações super

 ESTADO DE CONSERVAÇÃO:  Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...