quarta-feira, 2 de julho de 2014

Saracuraçu -- Aramides ypecaha (Vieillot, 1819)



                                                                                Resumo:
As saracuras do género Aramides são aves de médio porte, de trinta a 45 centímetros de comprimento. Têm pescoço relativamente comprido e patas longas, de cor vermelha. Os dedos são fortes e longos, bem afastados entre si e terminam em pequenas garras. A plumagem é variável de espécie para espécie, mas todas têm o dorso verde-azeitona e a cauda curta de cor preta. Os olhos são grandes e vermelhos e o bico é amarelo-esverdeado.




São aves de hábitos terrestres, mas com forte ligação a ambientes alagados, como banhados, manguezais e riachos. Preferem fugir de eventuais perigos correndo pela vegetação, em vez de voar. Quando se deslocam, mantêm a cauda curta erecta. Normalmente, dormem e nidificam em arbustos. O seu canto é estridente e pode ser ouvido em duetos ao amanhecer e entardecer ou antes das chuvas. 
wikipédia





Esta ave apareceu já faz  alguns dias por aqui, primeiro ouvi um canto muito forte que vinha de um açude vizinho. Como nunca tinha ouvido este tipo de canto, fui fiscalizar, e consegui após algumas tentativas fotografá-la bem de perto. Avezinha muito parecida com suas outras parentes, que por sinal são várias:  ex: Saracura três potes,( a mais conhecida por aqui, por causa do canto) , saracura-do-mato, saracura-do-banhado, saracura do mangue.. Eu particularmente confesso que achei que aqui em meu Município só tinha a Três potes. Mas tenho esta sp, e mais duas, já registradas. São elas:   saracura-três-potes, e a saracura-do-banhado, que é bem mais pequena que as outras duas.  Em breve estarei postando-as.



LOCAL DAS FOTOS:
Arroio do Moinho 1º Canguçu RS

Ouça aqui o canto
 que gravei da ave: http://www.wikiaves.com.br/1373481&tm=s&t=u&u=15488&p=1

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:   Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...