sábado, 14 de fevereiro de 2015

Maria-faceira (jovem)**Syrigma sibilatrix (Temminck, 1824)

                    Clique  nas imagens para visualizar em tamanho grande
                                                                           RESUMO:
A maria-faceira é uma ave Pelicaniforme,da família Ardeidae.
Sendo   uma das primeiras espécies de aves a colonizar áreas recém-queimadas e aparentemente sua distribuição vem aumentando em função do desmatamento.


Existem duas subespécies:
Syrigma sibilatrix sibilatrix (Temminck, 1824) - ocorre ao sul da América do Sul, planícies alagadas da Bolívia, Paraguai, centro, sudeste e sul do Brasil e nordeste da Argentina.
Syrigma sibilatrix fostersmithi (Friedmann, 1949) - ocorre no norte da América do Sul, Leste da Colômbia e Venezuela.Fonte: wikipédia

Simplesmente inconfundível. É a única garça brasileira com este padrão de coloração . O nome comum está ligado às cores espetaculares da cabeça: face azul-clara, coroa e crista acinzentadas e bico róseo com mancha azul-violeta na ponta. A plumagem da garganta, pescoço e partes inferiores é amarelada, enquanto o dorso é cinza-claro. As cores do juvenil são mais esmaecidas, mas, fora isso, é idêntico aos adultos.
Os casais permanecem juntos a maior parte do tempo, mantendo contato em vôo com um chamado especial, um sibilo melodioso  e longo. O som produzido é semelhante ao de maria-fumaças de brinquedo.

Enquanto a maioria das garças voa com o pescoço  dobrado em “S” a maria-faceira costuma voar com o pescoço esticado. FONTE: www.wikiaves.com.br
Este jovem eu estive observando alguns dias e percebi que ele fica a maior parte do tempo sozinho, já que os pais vão longe buscar comida, demoram até mais de 1 hora para retornarem. Quando chegam onde o jovem esta,  muitas vezes escondido a borda de matas, vegetação alta avisam que chegaram produzindo um alto assovio, piiiiiiiii...para avisar que a comida chegou.
Muitos a conhecem por socó, mas o socó é bem outra ave.

Ouça aqui o som da maria-faceira: http://www.wikiaves.com.br/267493&tm=s&t=s&s=10165
LOCAL DO REGISTRO: Arroio do Moinho 1º Canguçu RS
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Pouco preocupante
ALIMENTAÇÃO:
HÁBITOS:
PREDADORES:
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA ver tudo em: http://www.wikiaves.com.br/maria-faceira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...