domingo, 19 de abril de 2015

Gavião - do - banhado *** Circus buffoni (Gmelin, 1788)

Clique para ampliar


RESUMO:
gavião-do-banhado ou tartaranhão-do-brejo (Circus buffoni) é é um gavião  paludícola da família  Accipitridae.Também conhecida como gavião-do-alagado.
Gavião em estado de extinção no sudeste do país pela perda de habitat. Mede de 46 a 60 cm de comprimento. Inconfundível ave paludícola de asas e cauda extremamente compridas.


ALIMENTAÇÃO:Caça anfíbios, mamíferos, pássaros chocando no ninho com seus ovos e filhotes e outros pequenos animais. Consta que consome ovos de outras aves voando sobre áreas úmidas paludosas como o gavião-cinza (Circus cinereus). Foi observado consumindo ovos da marreca-de-cabeça-preta (Heteronetta atricapilla). Até captura o quiriquiri (Falco sparverius) em áreas campestres, começando a devorá-lo pela cabeça. Caça em bandos esparsos (no caso 3) nos amplos banhados do Depto de Rocha. Planam a meia altura (de 1 a 5m), com movimentos de asa elegantes que serviam mais para corrigir o voo. Concentram-se na caçada com os olhos fixos no solo, não se incomodando muito com a presença humana. Ao avistar a presa com um movimento rápido de mergulho e quase vertical, atiram-se e capturam a presa com uma das patas, logo matando-a com o bico. Ao aproximarmos, permanecem em posição defensiva de proteção da caça (abaixados com as asas acobertando a presa). Ao chegarmos em um limite de aproximadamente 15 metros de distância, alçam voo com a presa nas garras, procurando manterem-se em distância segura. Eles também comem quero-quero, quando sobrevoam possivelmente seu território. Fonte: www.wikipédia
LOCAL DO REGISTRO: São Lourenço do Sul RS ,(praia) Lagoa dos Patos

''Esta ave nunca observei por aqui, mas  como o Município de Canguçu é muito grande, não tenho certeza se ocorre em outras localidades... pelo que percebi adora áreas com bastante água, banhados, alagados...e aqui não se se tem muito disso''.

Ouça aqui o som do gavião-do-banhado: http://www.wikiaves.com.br/383166&tm=s&t=s&s=10208
HÁBITOS:
REPRODUÇÃO:
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Ver tudo em:http://www.wikiaves.com.br/gaviao-do-banhado

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:   Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...