sexta-feira, 5 de junho de 2015

Gavião-de-rabo-branco *** Geranoaetus albicaudatus (Vieillot, 1816)

Clique na imagem para visualizar em tamanho grande



 RESUMO:
Atinge 55 centímetros de comprimento. É um gavião grande podendo ser encontrado dentro de cidades. Constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos. Pesa cerca de 950 a 980 gramas. Ave de rapina de porte compacto, com plumagem negro-acizentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e a cauda, que é branca e barrada de preto. Tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado.
O gavião-de-rabo-branco é uma ave accipitriforme da família Accipotridae. É conhecido também por curucuturi, gavião-branco, gavião-de-cauda-branca e gavião-fumaça.
Fonte: www.wikiaves.com.br

Possui três subespécies, veja aqui:http://www.wikiaves.com.br/gaviao-de-rabo-branco

                
                            *****IMPORTANTE*****





Indivíduos com plumagem melânica

O melanismo se consiste no aumento da produção de melanina, conferindo coloração mais escura ao indivíduo. Indivíduos melânicos se associam normalmente com outros indivíduos da mesma espécie, já que o melanismo não traz doenças associadas como o albinismo.
O caso dos rapinantes
No caso de algumas espécies de rapinantes, os indivíduos melânicos são chamados de indivíduos morfo escuro, fase escura, ou o termo em inglês “dark morph”. Nesse caso, a mutação não surge ao acaso, sendo que ela já está estabelecida. Numa mesma ninhada é possível haver indivíduos melânicos e não-melânicos. Os rapinantes “morfo escuro” apresentam essa coloração pelo resto da vida. O melanismo nesse caso dificulta a identificação das aves em campo, já que essas possuem uma coloração diferente da original e podem ser confundidas com outras espécies.
''Esta ave não é comum por aqui, este registro foi por muita sorte, já que a ave voava muito alto, e com grande velocidade, rapidamente sumiu do campo de visão.
Mas fica o registro!!  
A foto abaixo foi tratada  um pouco a imagem pra poder visualizar um pouco melhor, já que fotos contra o céu são muito complicadas!
LOCAL DO REGISTRO:  Arroio do Moinho 1º Canguçu RS
Ouça aqui o canto  do gavião-de-rabo-branco:http://www.wikiaves.com.br/67643&tm=s&t=s&s=10229
ALIMENTAÇÃO:
 HÁBITOS
REPRODUÇÃO:
CAINISMO:
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA ver tudo em:http://www.wikiaves.com.br/gaviao-de-rabo-branco
ESTADO DE CONSERVAÇÃO:     Pouco preocupante 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...