sábado, 5 de setembro de 2015

Saíra preciosa - (saíra-de-cara-suja)Tangara preciosa (Cabanis, 1850)

                        Clique nas imagens para visualizar em tamanho grande 
A saíra-preciosa mede aproximadamente 15 cm de comprimento. Apresenta dimorfismo sexual:: o macho possui cabeça, pescoço, crisso e dorso marrons, garganta, peito e barriga turquesa, rêmiges e rectrizes azul-claras; as fêmeas possuem coloração mais opaca. Em ambos, o bico  é preto e há uma faixa negra circundando os olhos. Os juvenis são pardos com cauda esverdeada.
A saíra-preciosa é um  Passeriforme  da família  Thraupidae. 


Vive em florestas tropicais e florestas subtropicais,   na borda e no interior das matas. No Brasil, é comum no bioma  da Mata Atlântica nas eco-regiões mata de araucária e floresta ombrófila densa, podendo também ser avistada em jardins e florestas degradadas. Encontrado no Brasil  (do sul de São Paulo   ao Rio Grande do Sul),  Argentina Paraguai e Uruguai.
wikipédia
     Clique nas imagens para visualizar em tamanho grande 
O macho é uma das saíras mais coloridas possuindo a cabeça, pescoço, crisso e dorso marrons claro dai vem um de seus nomes comuns saíra-de-cara-suja, uropígio e coberteiras da asa creme, garganta, peito e barriga verde-água, rêmiges e rectrizes azul claro, bico preto e uma faixa preta que vai do olho ao bico e pernas cinzas. As fêmeas são menos coloridas só possuem a cabeça marrom claro e o resto do corpo em tons verdes. Jovens e filhotes são pardos com asas e cauda esverdeados. Tanto machos como fêmeas medem 15 cm.
wikiaves.com.br


Local dos registros:   Arroio do Moinho 1º Canguçu RS

''Aves lindíssimas que são bastante visualizadas por aqui, fiz algumas gravações da vocalização das mesmas, e estarei postando em seguida...''

Ouça aqui o som da saíra preciosahttp://www.wikiaves.com/347165&tm=s&t=s&s=11605

Estado de conservação:  Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...