sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Araçari-castanho *** Pteroglossus castanotis Gould, 1834

clique para ampliar
                                                       
                                                                                Resumo:
  O araçari-castanho mede 43 cm de comprimento. Possui o peito amarelo, recortado por uma faixa horizontal e contrastante, vermelha. Alimentam-se principalmente de frutos, o que os coloca como grandes dispersores  de sementes e, algumas vezes, de flores e também de insetos e filhotes de outras aves, além de ovos. 

Pteroglossus castanotis australis (Cassin, 1867) - ocorre do Leste da Bolívia até o Sudeste do Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul; no Leste do Paraguai e Nordeste da Argentina. Esta subespécie apresenta os lados da cabeça e calções marrom-castanhos.

Costuma beber e tomar banho nas bromélias no alto das árvores, que ficam cheias durante as chuvas. É a espécie mais conhecida dos araçaris do Brasil central e oriental. Habita a mata alta, sobretudo nas copas, como a maioria de seus congêneres  (Pteroglossus)e tucanos,  e ao longo de rios margeados por mata de galeria. Frequenta ainda matas de várzea e de terra firme, buritizais, cerrados, matas secas, ilhas fluviais, capoeiras e plantações.
O araçari-castanho é uma ave Piciforme   da família Ramphastidae. 

Existem 2 subespécies, veja aqui:http://www.wikiaves.com.br/aracari-castanho

Ouça aqui o som do araçari-castanho: http://www.wikiaves.com.br/317191&tm=s&t=s&s=10749

Local dos registros:  Parque das aves, Foz do Iguaçu, Paraná.

''Fundos das fotos modificados, as originais apresentam tela ao fundo, e para as fotos ficarem mais lindas, fiz algumas  adaptações ''

Esta ave não ocorre no Rio Grande do Sul, pelo que pude observar nos registros do wikiaves, só a partir de Santa Catarina para cima.

''Espero um dia  poder fotografá-los diretamente  na natureza!''

Estado de conservação:   Pouco preocupante



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...