quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Guaxe *** Cacicus haemorrhous (Linnaeus, 1766) ( japim-do-mato, japim-guaxe, japira...)

clique nas imagens para ampliar


RESUMO:
O guaxe mede de 21,5 a 29,5 centímetros de comprimento e pesa entre 62 e 96 gramas de peso. O macho mede de 27 a 29,5 centímetros de comprimento e a fêmea 21,5 a 24 centímetros. A plumagem do Guaxe é quase totalmente negra. A íris é azul. O bico é longo, reto e amarelo. A parte posterior das costas e uropígio, ​​é de cor vermelha. Esta parte é especialmente visível em voo. As pernas são pretas.
Não há nenhuma diferença visível entre a plumagem do indivíduo do sexo masculino e o indivíduo do sexo feminino. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.
A plumagem juvenil é fuligem, apresentando a íris na cor marrom.

O guaxe é um passeriforme da família Icteridae.  Conhecido também como japim-de-costas-vermelhas, japiim-do-mato, japim-guaxe, japira.
Possui três subespécies: veja aqui:http://www.wikiaves.com/guaxe



                               Leva de 24 a 36 meses para atingir a maturidade sexual.
Somente a fêmea constrói o ninho em forma de bolsa com 40 a 70 centímetros de comprimento, em colônias, com material de vários vegetais e localização variada, podendo ser à pouca altura sobre a água, no alto de árvores no meio da floresta ou em palmeiras nas bordas da floresta. Põe 2 a 3 ovos brancos com pontos e manchas avermelhados e roxos, tendo de 2 a 3 ninhadas por período de reprodução.   
www.wikiaves.com.br


''Esta ave não habita a nossa região de Canguçu RS, ela começa a aparecer da metade do RS para cima ex: cachoeira do Sul,  Cacequi,  Arroio do meio..
 Este registro foi feito nas cataratas em Foz do Iguaçu, na cidade. Pude perceber uma grande concentração deles por ali, as árvores estavam tomadas por seus ninhos que ficam pendurados.
Esta ave me lembrou muito o nosso tecelão, desde bico até plumagem e ninhos.''

LOCAL DOS REGISTROS: Foz do Iguaçu Paraná


ESTADO DE CONSERVAÇÃO:      Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...