quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Turaco-violeta *** Musophaga violacea

RESUMO:O turaco violeta, também conhecido como o violaceous comedor de banana (violacea Musophaga),  é uma ave passeriforme típica  na  Africa Ocidental,  ocorrendo também no Senegal até a Nigéria, com uma população mais isolada no Chade e República Centro-Africano. Ela ocorre em savanas tropicais, pântanos, bosques e florestas.
Estes  pássaros são  inconfundíveis, mas são bem  tímidos, e muitas vezes imperceptíveis na copa das árvores. Medem aproximadamente 48 cm (19 pol) de comprimento, incluindo a cauda longa. Eles possuem uma envergadura de 21 cm (8,3 polegadas) e pesam aproximadamente 360g. A plumagem é violeta brilhante, exceto pela testa amarela, coroa castanha e  de ouvido brancos grosso e vermelho. No vôo,as  penas  contrastam a cor violeta. A cor vermelha nas asas é típico de turacos (na verdade, o nome vem do turacine família, um pigmento à base de cobre).
Esta espécie é comum no local, mas é vulnerável à interceptação para o comércio de animais de estimação na Guiné, Serra Leoa,Libéria e Gana.A fêmea põe dois ovos em um ninho ralo em uma árvore  frágil. A dieta consiste de frutas, adoram  figos, mas eles também comem folhas, brotos, flores, insetos, caracóis e lesmas.
Turacos são aves sociais, viajando em bandos de cerca de dez a doze indivíduos. 
FONTE: wikipédia
FOTO: Esta foto foi editada  para ficar ainda mais bonita.  Foto original tem fundo com telas.
Local do registro: Parque das aves Foz do Iguaçu Paraná
Estado de conservação:               Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...