quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Maitaca -de - cabeça - azul *** Pionus menstruus (Linnaeus, 1766) >Blue-headed Parrot

 RESUMO: A maitaca-de-cabeça-azul (Pionus menstruus) é uma espécie de ave da família dos Psitacidae.
É residente em países tropicais como a Costa Rica, Venezuela, Bolívia, e Brasil.  É nomeado pelas suas cabeças e pescoço meio-azuis.
Seus habitats  são regiões semiáridas, incluindo áreas cultivadas. A maitaca-de-cabeça-azul coloca de três a quatro ovos  brancos em uma cavidade na árvore.
A maitaca-de-cabeça-azul tem, aproximadamente, 27 cm e pesa 245 gramas. É, principalmente, verde   com a  cabeça, pescoço e peito azuis, um rabo vermelho, amarelo nos abrigos da asa e tons de rosa no bico.  Os sexos são semelhantes, mas os pássaros juvenis têm menos azul na cabeça.
A maitaca-de-cabeça-azul é cada vez mais popular como animal de estimação, comparada a outras espécies de papagaio ( Amazona,por exemplo) que são muito quietas.
wikipédia.

 Conhecida também como curica, curica-roxa e maitaca-de-barriga-azulada. Em tupi-guarani é chamada de baitaca - mbaé-taca - coisa ruidosa, barulhenta. Não está classificada em nenhuma  categoria de ameaça, mas a modificação de seus   habitats e a apreciação como ave de gaiola  afetam suas populações.
Comum na copa de florestas úmidas, capoeiras e clareiras com árvores isoladas, até 1.500 m. Vive solitária, aos pares ou em bandos grandes de até 100 indivíduos. Normalmente pousa em galhos sem folhas e no alto de palmeiras. Voa  fazendo bastante barulho.
 Ao leste do Andes, chega ao Peru, parte do Brasil até o norte de Bolívia. No Brasil vive principalmente na bacia do rio Amazonas, incluindo o sudeste do rio Araguaia.
wikiaves. 
Local do registro:  Parque das aves, Foz do Iguaçu Paraná 
obs: Foto modificada, para uma foto ainda mais linda, retirei o fundo original que continha telas.. 
"Espero que um dia eu possa a vir registrá-la na Natureza," 
Ouvir canto da maitaca-de
cabeça-azul: 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...