sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Mutum - de penacho (FÊMEA)*** Crax fasciolata Spix, 1825 (Bare-faced Curassow)


Mede cerca de 83 cm de comprimento e pesa 2,7 kg. O macho é preto com a região da barriga branca e a fêmea tem a plumagem preta listrada de branco, cabeça e pescoço preto, peito canela e barriga bege. O mutum-de-penacho é um  Galliforme da família cracidae.  Conhecido também como mutum-pinima (Pará e Maranhão), nome que significa “mutum cheio de pintas”.

Alimenta-se  de frutos, folhas e brotos de plantas. Caça também caramujos, gafanhotos, pererecas, lagartixas e outros pequenos animais.Faz o ninho sobre árvores, onde a fêmea põe de 2 a 3 ovos brancos com a casca bastante áspera, que choca durante 30 dias. Os filhotes já nascem espertos e de olhos abertos. Nos primeiros dias de vida, movimentam-se sobre a cauda da mãe e logo entre a galhada, sempre dormindo sob as asas da mãe. Acompanham os pais ainda durante alguns meses.Habita o chão de florestas de galeria e bordas de florestas densas. 

Vive aos pares ou em pequenos grupos familiares. Embora passe a maior parte do tempo no chão, empoleira-se para dormir. Procura sempre o mesmo poleiro para dormir, mas em noites enluaradas fica muito inquieto, abandonando o ponto tradicional e procurando outro local próximo. Trai seu nervosismo por movimentos de abrir e fechar da cauda. Outros tiques nervosos são os movimentos súbitos de sacudir a cabeça lateralmente e eriçar o penacho.

Presente ao sul do Rio Amazonas, na região compreendida entre o Rio Tapajós e o Maranhão, do Brasil central até o oeste de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Encontrado também na Bolívia, Paraguai e Argentina. As populações da Amazônia, pertencentes à subespécie Crax fasciolata pinima, encontram-se ameaçadas de extinção  sobretudo em conseqüência da caça. Fonte: wikiaves.com.br

LOCAL DO REGISTRO: Parque das aves, Foz do Iguaçu, Paraná

Ouvir som do mutum-de-penacho: http://www.wikiaves.com.br/331817&tm=s&t=s&s=10072

Esta ave foi fotografada no parque das aves em Foz do Iguaçu, espero um dia poder vê-la e registrá-la no seu habithat natural, enquanto isso não ocorre fica este registro.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...