quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Suiriri-pequeno***(jovem) Satrapa icterophrys (Vieillot, 1818)


RESUMO:Mede 15 cm. Bico curto, lado superior verde-oliváceo intenso, lados da cabeça, asas e cauda anegrados, larga sobrancelha e todo lado inferior de um amarelo intenso, asa com duas faixas esbranquiçadas.
Durante o acasalamento realiza demonstrações características. O ninho apresenta-se em forma de taça, são postos de 1 a 4 ovos esbranquiçados, com manchas e pontos pardo-escuros num dos polos.

Habita à beira de mata secundária, restinga e beira de lagoa. Costuma pousar ereto. O seu nervosismo é denunciado por movimentos bruscos de asas. Gosta de tomar banho de chuva ou na folhagem molhada. É brigão.
O suiriri-pequeno é uma ave passeriforme  da família Tyrannidae.  Também conhecido como suiriri e suiriri-de-sobrancelhas-amarelas. Fonte: www.wikiaves.com.br
 "Estes jovens foram registrados em São Lourenço do Sul RS, bem na beira da praia, Lagoa dos Patos, esperando os pais que estavam trazendo alimento para eles.
Aqui em Canguçu RS são bem comuns."

LOCAL DO REGISTRO:São Lourenço do Sul RS 

 Estado de conservação:    Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ovo de anu-branco** caiu do ninho

os anus brancos andaram aqui bem pertinho em uma malha de bambu, aqui em em casa, e depois de uns dias achei este ovo quebrado no chão,...