domingo, 17 de janeiro de 2016

Tico-tico (filhotinhos) Zonotrichia capensis (Statius Muller, 1776) > Rufous-collared Sparrow


RESUMO:tico-tico (Zonotrichia capensis) é uma ave da ordem Passeriforme da família Emberzidae. Distingue-se pela sua coloração rajada de marrom, negro e cinza e pelo seu topete. Tem uma larga área de ocorrência nas Américas   que vai da Terra do fogo (A Terra do Fogo é um arquipélago na extremidade sul da América do Sul, formado por uma ilha principal e um grupo de ilhas menores),até o sul do Mexico, evitando florestas densas.
 No Brasil também é conhecido como maria-judia, salta-caminhos e jesus-meu-deus.É um pequeno pássaro com 14 a 15 cm de comprimento. Tem um bico curto e cônico, e a cabeça se distingue por apresentar um pequeno topete e diversas listras negras contra um fundo acinzentado. O pescoço é contornado por uma faixa marrom-avermelhada que desce para a frente até a altura do peito. O dorso é rajado de marrom-avermelhado e negro. O ventre é acinzentado, com o papo mais claro. As asas apresentam duas linhas esbranquiçadas pouco visíveis. Os jovens têm uma coloração mais apagada e os padrões cromáticos menos distintos.Não há  dimorfismo sexual evidente, mas as fêmeas costumam ser um pouco menores que os machos. As suas subespécies apresentam variações que podem ser significativas, especialmente nas faixas da cabeça e pescoço e no tom das cores. As populações mais ao sul e as que habitam altitudes mais elevadas tendem a possuir asas mais pontudas e menos arredondadas. Todas essas diferenças são evidentes em seus extremos, mas se diluem num continuum gradual entre as subespécies que habitam áreas vizinhas.



Alimenta-se de principalmente de grãos, mas pode ingerir também frutos, forrageando no solo ou perto de arbustos e macegas que lhe oferecem proteção. Quando não está forrageando, pode se reunir em grandes bandos que podem incluir outras espécies de aves. Quando em cidades, tende a se alimentar de restos de comida humana, o que pode fazê-lo desenvolver doenças, como excesso de colesterol e glicose  no sangue.
Seu canto é conhecido popularmente pela sua melodiosidade, com uma ou duas notas longas e ornamentadas com trinados variáveis. As diferentes populações podem emitir vocalizações bem caracterizadas, formando dialetos reconhecíveis.
É uma ave fértil e adaptável. Como habita uma região vasta, seus hábitos de nidificação  variam conforme o clima, em geral fazendo a postura em associação com a estação chuvosa, mas conforme as características da região pode nidificar em qualquer parte do ano. O ninho tem forma de taça, construído com folhas e fibras vegetais, diretamente no chão, ou em moitas baixas. Põe de 3 a 5 ovos claros com muitas pintas escuras.

O tico-tico se tornou um pássaro estimado em muitas regiões, tanto por seu canto como pela sua familiaridade com os humanos, podendo conviver em áreas urbanas e perto de habitações rurais. Os indígenas americanos também o apreciavam. Várias lendas se formaram a seu respeito. Diz o escritor argentino Félix Coluccio que o tico-tico se identifica com o gaúcho guitarreiro e vagabundo das grandes planícies: "Crioulo como nenhum outro pássaro, fizeram-no símbolo de uma tradição que desapareceu, o que não é exato. Mas assim como esta tradição, o tico-tico permanece impávido nos campos e nas quintas suburbanas".No Brasil foi tema de um conhecidíssimo choro , Tico-tico no fubá, composto por  Zequinha de Abreu como música instrumental, mas que depois recebeu letra de Aloísio de Oliveira. Foi gravado entre outros por Carmem Miranda, e entre 1942 e 1946 foi usado como trilha sonora em pelo menos seis filmes de Hollywood.
Fonte:  wikipédia
Local do registro:   Arroio do Moinho 1º Canguçu RS

Ouvir canto do tico-ticohttp://www.wikiaves.com.br/17166&tm=s&t=s&s=11629&p=1

OBS.: Gostaria de aqui comentar um fato interessante em relação a vocalização das aves nos mais variados Estados deste nosso imenso Brasil.  Se você escutar o canto do tico-tico que esta no link acima, feito em Minas Gerais e o outro feito em Curitiba:http://www.wikiaves.com.br/59282&tm=s&t=s&s=11629&p=1 , verá já a diferença, já o tico-tico daqui também muda. É incrível estas pequenas diferenças de vocalização, tenho em mente que seja igual os "sotaques" que também são os mais variados. 
Minha opinião!
Arrisco a dizer que é uma das aves que tem-se em maior número por aqui, muito mesmo!
Chegam a formar grandes bandos, quando voam das lavouras, para se abrigar de possíveis predadores!

As fotos foram feitas sem ter nenhum contato no ninho, sabemos que nunca devemos tocar no ninho, pois corre - se o risco dos pais abandonarem o ninho! 


 Os mesmos após alguns dias já estavam voando!


Observe neste vídeo que fiz,  um canto totalmente diferente do normal, ele começa com um canto normal , e emenda o canto característico da noite. É o único que vocaliza assim por aqui.

 Estado de conservação:   Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...