terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ararajuba *** Guaruba guarouba (Gmelin, 1788) ** AMEAÇADA DE EXTINÇÃO **


 A ARARAJUBA também é  Conhecida como guaruba, guarajuba e tanajuba. Guaruba e ararajuba.
Mede cerca de 34cm. de comprimento. A ararajuba apresenta as cores da bandeira brasileira (amarela com as pontas das  asas  verdes), por isso é considerada a melhor alternativa para ser escolhida como Ave Nacional.

Procura árvores altas e ocas para construir seus ninhos, dentro de uma câmara profunda que impeça a ação de predadores como os tucanos. Nesse local, colocam de dois a três ovos que são incubados por aproximadamente 30 dias, não somente pelos pais, mas também por outros indivíduos do  bando . Esses “ajudantes” colaboram ainda no cuidado com os  filhotes até que se tornem adultos.

Habita a copa de florestas úmidas altas. É bastante social, inclusive no período reprodutivo, vivendo em bandos  de 4 a 10 indivíduos. É justamente nas áreas de ocorrência da espécie, que se verificam os mais altos índices de desmatamento na Amazônia  para formação de pastagens. Dessa forma, a perda de seu habitat é uma das principais ameaças que colocam em risco a sobrevivência dessas aves. O tráfico  de aves silvestres é outro fator que contribui significativamente para redução desses indivíduos na natureza.

Encontrada exclusivamente no Brasil, do oeste do Maranhão a sudeste do Amazonas, e sempre ao sul do Rio Amazonas e leste do Rio Madeira. Há registros pontuais na década de 1990 no nordeste de Rondônia e extremo norte do Mato Grosso (sem mais registros recentes). Ocorre na interface das terras baixas da calha do Rio Amazonas e a borda do Planalto Central (Escudo Brasileiro).
Existe uma população feral desta espécie registrada em Joinvile/SC resultado de processo de soltura ocorrido no ano de 1984. Fonte: www.wikiaves.com.br


LOCAL DO REGISTRO:   Parque das aves, Foz do Iguaçu Paraná

OUVIR CANTO: http://www.wikiaves.com.br/952047&tm=s&t=s&s=10420

Estado de conservação:  ***ameaçada de extinção***

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...