quinta-feira, 23 de junho de 2016

Casal de rolinhas***Columbina picui (Temminck, 1813) -chocando em um cacho de bananas-

 Quem não conhece a rolinha? Acredito que a maioria já a observou. Avezinha  muito simpática e está sempre em nossos jardins catando sementinhas, tomando banho de sol e também fugindo quando poem dos gatos domésticos que as adoram.

Segue abaixo um pouco mais sobre esta  ave  no site www.wikiaves.com.br

No nordeste, a plumagem é toda branca, vindo daí um dos nomes comuns. No Pantanal, domina um tom pardo-amarronzado. Na asa, a listra escura (iris descente, sob ótimas condições de luz) é característica. Ao voar, destaca-se a grande área branca da asa e outra área branca na cauda. Ao levantar voo, tais áreas brancas podem confundi-la com a fogo-apagou. Íris arroxeada, com uma fina listra escura até o bico. Tamanho: mede de 15 a 18 centímetros de comprimento, pesa de 45 a 59 gramas.



  • No período reprodutivo, constrói a pequena plataforma de galhos mal ajambrados característica da família. Os machos cantam intensamente e o som produzido é origem do seu segundo nome comum, também originário do nordeste. Dois ovos são postos, chocados pelo casal, que alimenta os filhotes até depois de sua saída do ninho.
É comum em regiões semi-abertas, capoeiras, beiras de matas mesófilas,matas secas, cerrados, plantações, campos e pastos sujos ou “tigueras”. Aparece nas proximidades da orla marítima nos campos litorâneos.
Vive em casais ou pequenos grupos, algumas vezes misturando-se às outras rolinhas. Ocupa ambientes abertos. Nas áreas de caatinga se reúnem em grandes bandos nas proximidades das fontes de água.Fonte: wikiaves
Local do registro:  Arroio do Moinho 1º Canguçu RS

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...