domingo, 31 de julho de 2016

Periquito-rei *** Eupsittula aurea (Gmelin, 1788)

RESUMO:O periquito-rei Não é considerado ameaçado.  Embora seja comum e muito abundante, já desapareceu de grandes extensões da Argentina. Não obstante, em outras áreas a população aumentou, possivelmente devido ao cultivo. É frequente em cativeiro  e amplamente comercializado.É uma ave psittaciforme,  das mais conhecidas e abundantes representantes da família Psittacidae  em nosso País.
Conhecido também como periquito-estrela, ararinha e cabecinha de coco (Goiás), jandaia-estrela, jandaia-coquinho, aratinga-estrela, coquinho-de-ouro, jandaia, ararinha, maracanã-de-testa-amarela (Amapá) e periquito-cabeça-de-coco (Minas Gerais).
epando na ramaria, utiliza o bico como um terceiro pé e usa as patas para segurar a comida, levando-a à boca. Normalmente, aprecia as sementes e não a polpa das frutas, porém gosta de comer polpa de caju. Procura por mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Aprecia muito os mulungus (Erythrina sp) e também os frutos do tapiá ou tanheiro (Alchornea glandulosa).
Presente em grande variedade de habitats, especialmente no cerrado , mata secundária, campos de cultura, buritizais e até em manguezais, até 600 metros. Em alguns lugares é considerado praga nas plantações. Vive em casal, que permanece unido por toda a vida. Desloca-se velozmente, às vezes intercala entre séries de rápidas batidas um voo de asas fechadas. É comum vê-lo em bandos.
Presente principalmente da margem sul do rio Amazonas até o Paraná. Ao norte do rio Amazonas ocorre apenas em algumas regiões, como Faro (no Pará) e no Amapá. Encontrado também desde as Guianas até o leste da Bolivia, extremo leste do Peru e norte da Argentina.
Fonte: wikiaves.com.br

LOCAL DO REGISTRO: Parque das aves, Foz do Iguaçu Paraná

OBS: "Espero em breve melhorar o registro, que ficou péssimo e  também poder registrá-los em seu habitat natural.".

Estado de conservação: Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...