sábado, 9 de julho de 2016

Sabiá-do-banhado (JOVEM) ***Embernagra platensis (Gmelin, 1789) -Great Pampa-Finch -

 RESUMO: sabiá-do-banhado mede entre 20,5 e 23 centímetros de comprimento e pesa entre 45 e 47 gramas. (Jaramillo, 2015).
É um  Passeriforme da família Traupidae. Também conhecido por ticulía (RS)
Indivíduo jovem ( FOTO ACIMA)ou imaturo da espécie apresenta coloração amarelo-esverdeado com estrias escuras. A garganta é amarela, o peito e a porção superior do ventre são amplamente estriados. Na cabeça podem ser observadas sobrancelhas grandes e amarelas da mesma cor dos loros. Um notável anel periocular amarelo reveste a pele que circunda as íris escuras. O bico é robusto e de coloração cinza escuro, sendo a mandíbula mais clara que a maxila.
Alimenta-se de pequenos insetos e sementes.
Vive solitário ou em pares nos pântanos com alguma vegetação alta, campos sujos e úmidos. Nos campos de altitude da Mantiqueira (Itatiaia RJ a 1800 m, e Caparaó MG) anda a passos largos sobre o solo, pousa nas pontas de arbustos, segurando-se às vezes em dois galhos de uma bifurcação, pousa sobre rochas, aciona a cauda para os lados e verticalmente, voa pesadamente com pernas penduradas.

Presente da Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai ao Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Fonte: wikiaves.com.br



 LOCAL DO REGISTRO:    Arroio do Moinho 1º Canguçu RS

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Pouco preocupante

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...