sábado, 6 de agosto de 2016

Asa-de-telha (fiscalizando ninho do joão -de- barro) *** Agelaioides badius (Vieillot, 1819)


RESUMO: O asa-de-telha mede de 15 a 17 cm. Não possui dimorfismo sexual. Tem cor geral marrom escuro, sendo as asas e a cauda mais escuras e as orlas das penas coberteiras marron-avermelhado. Possui uma espécie de “mascara” negra ao redor dos olhos. Tarsos negros. Bico cônico.
Se alimenta de Pequenas frutas, sementes e invertebrados.
Gregário, vive em grupos de até 20 aves. Adapta-se a locais semi-urbanizados, sendo comum ao redor das fazendas e nas praças de alguns povoados do interior.


Tem normalmente uma ninhada por estação com 2 ovos. Ao contrário de outros do mesmo gênero Agelaioides badius não é um parasita pleno, na verdade Agelaioides badius também é vítima de outras aves parasitas, principalmente de  Vira-bosta-picumã(Molothrus rufoaxillaris). Sempre constrói seu próprio ninho, ou seja a camara de incubação em forma de uma pequena “tigela” de barro trançada com fibras vegetais, 


onde deposita os ovos, que são de cor branca, embora esta camara seja construída no interior dos ninhos de  furnarídeos.Este “ninho parasitismo” tem sido interpretado como uma fase primitiva de parasitismo.
Ocorre do nordeste à Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Ocorre também na Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e até o Chile.
Fonte: www.wikiaves.com.br

"Aqui em Canguçu RS esta ave é abundante, aqui em meu sítio andam sempre na volta, sempre em bandos.
Tem uma vocalização muito agradável!"

Local dos registros : Arroio do Moinho Canguçu RS

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:  Pouco preocupante 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...