terça-feira, 27 de setembro de 2016

*** CIPÓ -DE-LEITE - Oxypetalum pannosum ***




FOTO: Jederson Schwanz   Canguçu/RS

Esta espécie acabei fotografando  meio que no instinto, a alguns anos atrás sempre ouvia relatos dos mais antigos sobre uma erva que matavam os animais, (mais precisamente os vacuns) quando ingeridas, e o nome popular que sempre ouvi era o tal "timbó", mas nunca pude ver a tal erva.  Mandei a foto para amigos mais entendidos no assunto, e esta aí o cipó-de-leite.   O assunto ainda segue a respeito da toxidade da planta, tem todo jeito de ser a tal erva que mencionavam os mais antigos.



FAMÍLIA: Apocynaceae
OCORRÊNCIA NO RS: Nativa
FLORESCE: Janeiro
FRUTIFICA: Fevereiro a Março
ESPÉCIE: Oxipetalum pannosum   Decne


                                  CRÉDITOS DA IMAGEM: João Augusto Bagatine   /  Flora Digital Rio Grande do Sul
Trepadeira lactescente; folhas opostas aveludadas nas duas faces, simples, subcoriáceas, base cordada e ápice agudo, 5-6 cm de comprimento por 1,5-2 cm de largura; inflorescência axilar de flores esverdeadas e pétalas levemente vinosas. Fruto de 7-12 cm de comprimento, piloso-aveludado, deiscente. (CERVI, 1989, p. 3).

Espécie heliófita, higrófila, ocorre na Mata Atlântica, na Floresta Ombrófila Densa e Mista, Floresta Estacional Semidecidual e Formações Campestres.

Distribuição geográfica
Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro), Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) (RAPINI, 2010).

FONTE:https://sites.google.com/site/florasbs/






LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...