sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Filhotões de tesourinha curtindo uma chuvinha***Tyrannus savana Vieillot, 1808

 RESUMO:A tesourinha é uma ave Migratória  inconfundível, onde passa em grupos de até centenas de indivíduos, em concentrações típicas nos meses de setembro e outubro. Dormem em uma mesma árvore ou árvores próximas quando estão migrando, seja em áreas naturais, seja em áreas urbanas.

Também conhecida como tesoura, tesoureira e tesourinha-do-campo.


Hábitos  alimentares como o do suiriri, com grande consumo de frutos no período de migração.  Dispersa  os frutos da erva-de-passarinho no cerrado, com sua característica semente onde um pé adesivo ressalta-se. A polpa envolvente é uma das fontes principais de abastecimento na migração para o norte, mas como não ingere a semente, limpa o bico nos galhos, deixando presa a semente da próxima erva-de-passarinho. Frutos podem ser vistos em fios e arames, resultado dessa limpeza do bico. Em vôo, consegue uma enorme destreza, alterando direção com facilidade, em perseguições mútuas ou à presa (insetos).

Apesar de migrarem em grupos, em setembro os machos já estão exibindo seu característico vôo territorial, pairando em espirais com asas e cauda abertos, ao mesmo tempo em que emite o  canto longo e rápido, terminado com três ou quatro notas mais espaçadas. Localmente, procuram as áreas abertas, como os cerrados (daí a razão do savana em seu nome científico), pastagens e áreas de cultura, onde ficam pousadas em mourões de cerca, postes, fios e árvores isoladas. Também podem procurar as matas, ou até mesmo cidades.

Fonte de pesquisa: www.wikiaves.com.br
LOCAL DO REGISTRO:  Arroio do Moinho 1º Canguçu RS

ESTADO DE CONSERVAÇÂO: Pouco preocupante

"Aqui em Canguçu RS já é dia 23 de setembro e ainda não apareceu nenhuma, me parece que no ano passado 2015 apareceram mais tarde novembro, se não me falha a memória. Este ano vou anotar certinho."

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...