quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Por que o urubu fica horas pousado com as asas abertas?


Esta é uma pergunta que a muito tempo me intriga, e  hoje resolvi escrever um pouco sobre este comportamento.
 Fui atrás de informações a este respeito, mas não encontrei muita coisa.

Algumas opiniões que encontrei.


  1.  A ave esta  marcando o seu território; talvez mostrando alguma  agressividade a outras aves que passam perto.
  2. Recarregando suas baterias solares ou refrescando-se. Muitas aves necessitam de um aquecimento para iniciarem suas atividades.
  3. Devido a  coloração preta, o corpo dos urubus absorve muito calor por irradiação; por isso eles ficam com as asas abertas, é uma maneira de arrefecer o seu corpo.


Andei analisando as  descrições  acima, e tirei minhas próprias conclusões.  


Por território, creio que  não seja; pois os lugares que tenho observado as aves pousam  em lugares  aleatórios, ou seja em qualquer lugar que pousam fazem isto.


Recarregando as baterias, ou refrescando-se. Porque não! Normalmente observei o ocorrido  na parte do meio-dia, horário que o sol esta mais quente. 


Cor preta,... esta aí!   Porque não! Sabemos o quanto queima quando estamos com uma roupa preta; portanto é bem possível. 

A minha opinião é parecida com todas as descritas acima, só com mais algumas coisinhas.


Sabemos a importância do sol para todos os animais, e cada m aproveita-o de uma maneira. Por exemplo: As galinhas, os jacu, fazem buracos na terra quentinha, e com as asas  espalham o pó super quente em meio as suas penas. Com certeza expulsaram alguns piolhos, e outros parasitas.


Os urubus, não gostam muito do solo; só para se alimentarem; e qual é a melhor maneira de expulsar, parasitas, secar as plumas se aquecer? 

Acredito que seja isso, pois nas alturas ventila bem as penas; mas o ar é bem frio. Então, vamos tomar um banho de sol!!



Local do registro: Arroio do Moinho1º Canguçu RS


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...