sábado, 1 de outubro de 2016

Casal-de-pomba-de-bando *** (amargosa, avoante...) Zenaida auriculata (Des Murs, 1847)


                                                                         RESUMO:
A avoante (Zenaida auriculata) é uma  pomba campestre, que ocorre das Antilhas a Terra  do Fogo , com distribuição isolada por todo o Brasil,  formando bandos compactos na região Nordeste  durante a migração.
Essa espécie de pomba chega a medir até 21 cm de comprimento, com o dorso pardo, cabeça com duas faixas negras laterais, e manchas negras nas asas.
Em certos períodos é fonte de alimentação para populações locais da  região Nordeste Nordeste do Brasil, porém tal necessidade é questionada, pois os animais são vendidos em bares para servirem como espetinhos.
Também é conhecida pelos nomes de arribaçã, arribação, bairari, cardigueira, cardinheira, guaçuroba-pequena, juriti-carregadeira, pairari, pararé, parari, pomba-amargosinha, pomba-de-arribação, pomba-de-bando, pomba-do-meio, pomba-do-sertão, pomba-parari, pomba-pararu, rabaçã, rabação, rebaçã, ribaçã e ribação ou rolinha.
No Brasil, a caça da Ribaçã é crime ambiental, punido com multa de R$ 500,00 por unidade apreendida e possível pena de prisão. Há cerca de dois anos, houve um movimento migratório das avoantes "Zenaida auriculata" para o centro do Brasil, sendo observadas especialmente no município de Hidrolândia, próximo a Goiânia. Elas estão se multiplicando aos milhares e já fazendo parte do cenário rural. Não se sabe quais as consequências dessa migração mas certamente a competição por alimento fará alguma alteração populacional local. wikipédia.
LOCAL DO REGISTRO: Arroio do Moinho 1º Canguçu RS
Aqui em Canguçu RS, também presente, mas segundo minhas observações em pequeno número; e não observei bandos, apenas casais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...