terça-feira, 4 de outubro de 2016

Como atrair pássaros para a nossa casa ***PÁSSAROS & NOSSA TERRA***




 Há alguns anos já que estou neste maravilhoso mundo da observação de aves, no entanto  acho que já estou pronto para as minhas primeiras considerações a respeito de como trazer estes pequeninos para mais pertinho de nossos lares.
  Tenho percebido o quão fácil é atrai-los, e para isto segue abaixo minhas humildes  dicas:


 1-A construção, ou aquisição de casinhas, sem dúvida lhe trará as aves mais pertinho ainda; as casas são vendidas nas casas de artesanato ou em petschop, podendo você escolher prontas, pintadinhas, ou você mesmo pintá-las, (recomendo pintar, ótima terapia.)
Neste tipo de casinhas é comum se instalar a corruíra esta da foto, e também canários da terra, aqueles amarelinhos(macho) e marronzinhos claros(fêmea



2-Flores, muitas flores...Ao cultiva-las estará embelezando o lar a paisagem e também atraindo os recolhedores de néctar, os beija-flores, e olha que aqui tem várias espécies.  (confira aqui  aqui no blog)
E muitas borboletas que também aparecem.
Nas flores além dos beija-flores, a cambacica também recolhe néctar, e com menos frequência também observei o encontro.




3- Árvores frutíferas... sim, as arvores são muito importantes para estas aves, já que  muitas aves tem em sua dieta principalmente os frutos. Você faz um belo pomar para a família com frutos sem agrotóxicos, e acaba compartilhando o que não é consumido com eles.


Os frutos  sem dúvidas, são os que mais atrai.  vou descrever algumas espécies que mais  veem aqui em meu pomar:



Sanhaçu-cinzento,  saíra-preciosa, sanhaçu-frade, cambacica,  sabiá-laranjeira,(mora nas laranjeiras) tiriba-de-testa-vermelha(periquito), tiê-preto, pica-pau verde-barrado, gralha-azul. Estes são os que mais vejo, mas tem outras aves como os picapauzinhos pequenos que varrem as folhas enroladas e o caule atrás de pequenos insetos.






 É importante salientar que nem todo mundo tem um espaço grande que possa plantar flores e árvores frutíferas, mas tem outras opções como as casas, e também na época do inverno onde o alimento anda escaço para os beija-flores, tem  algumas flores de plastico com um tubo (reservatório) aonde coloca-se água com açúcar para as aves se alimentarem. Eles adoram.  Mas confesso que ainda não  o fiz, já que tem alguns contras a esta prática, mas ao meu ver, não sendo demais acredito que não tenha problema.






 O pé de figo é muito disputado pelas aves, em época de frutos maduros a disputa é grande. E é uma planta que cabe bem um fundo de quintal.





  As flores de laranjeira atraem muitas espécies de beija-flor, todos os registros que tenho no blog foram feitos na época da florada.
Beija-flor-de-papo-branco, beija-flor-de-fronte-violenta, beija-flor-dourado, beija-flor-de-topete, besourinho-de-bico-vermelho.



  Por incrível que pareça a bananeira também  é muito usada como moradia de muitas aves, uma delas é a rolinha; que não perde tempo em fazer seu ninho ao meio as bananas.



Tem muitas outras plantas é métodos que não estão aqui descritos, como por exemplo o reaproveitamento de peças, sapatos velhos, botas baldes, porongos, caixas de som velhas; tudo pode virar um futuro lar para os pássaros. Outra opção bem legal é  comprar  sementes, como alpiste ou quirerinha, arrozinho e colocar em um comedouro onde não chova dentro,  onde é mais fácil de vê-los.
 Devemos usar a nossa criatividade, então mãos a obra!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...