sábado, 1 de outubro de 2016

*****Eugenia dimorpha O.Berg *** (Quase ameaçada de extinção) Bioma Pampa Canguçu RS


 Eugenia dimorpha é um subarbusto ocorrente em ambientes campestres do Rio Grande do Sul desde o litoral até o oeste, estendendo-se ao longo da metade sul do Estado. É a única espécie do gênero Eugenia endêmica no Rio Grande do Sul. Avaliada na categoria de ameaça Vulnerável (VU) tem como principal ameaça a conversão de seu hábitat, os campos nativos, em lavouras de soja, plantações de árvores exóticas (pínus, acácia-negra, eucalipto) e pastagens com espécies exóticas. A lista da flora ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul, coordenada pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, pode ser acessada para consultas e downloads em LISTA VERMELHA FLORA RS.

Fonte:http://www.mcn.fzb.rs.gov.br/conteudo/4961/?Conhecendo_a_flora_amea%C3%A7ada_de_extin%C3%A7%C3%A3o_no_Rio_Grande_do_Sul%3A_Eugenia_dimorpha

E. dimorpha é uma espécie herbácea considerada endêmica do Estado do Rio Grande do Sul e possuindo uma extensão de ocorrência de 170.556,74 km². Encontrada em Floresta Ombrófila Densa e em Campos Sulinos, domínio que sofre grande perda de habitat e invasão de espécies exóticas. Possui entre oito a 10 situações de ameaça. A ocorrência da espécie para o Estado do Paraná precisa ser melhor investigada. A espécie poderia ser considerada como ameaçada de extinção, entretanto, devido à sua EOO, não é possível considerá-la como ameaçada. A espécie é considerada como quase ameaçada de extinção (NT).Eugenia dimorpha é endêmica do Estado do Rio Grande do Sul (Sobral et al. 2012).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Os campos nativos do Bioma Pampa, onde a espécie ocorre,vêm sendo rápida e progressivamente degradados nas últimas décadas devido à expansão de atividades agrícolas e silviculturais, à invasão por espécies exóticas (Pinus sp, Eragrostris plana), à expansão de pastagens cultivadas com espécies exóticas, ao sobre pastejo e a práticas inadequadas de manejo. Além disso, esses ecossistemas são muito pouco representados em unidades de conservação (Overbeck et al. 2009). 
 espécie é considerada Vulnerável (VU), segundo a Lista Vermelha da flora ameaçada do Rio Grande do Sul (CONSEMA 2002). 

  DISPONÍVEL EM:<http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Eugenia dimorpha>. CNCFlora. Eugenia dimorpha in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Acesso em 1 outubro 2016.
LOCAL DO REGISTRO: Canguçu RS

OBS:  " Meus caros visitantes, não espere encontrar aqui conhecimentos especiais  de botânica. O autor é um simples aprendiz, ou, para dizer toda a verdade, nem isso, visto que não tem qualquer formação acadêmica na área científica aqui considerada.
Sugere-se, por isso, a quem pretenda utilizar as informações aqui contidas que, antes de as usar, procure obter confirmação noutras fontes com credibilidade científica, já que este blogue não goza de tal credibilidade, nem tem pretensões nesse sentido. "

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...