sábado, 17 de dezembro de 2016

Biguá pousando na água-SUPER SEQUÊNCIA-Canguçu RS



O biguá (PHALACROCORAX BRASILIANUS) é uma ave  suliforme da família Phalacrocoracidae. Também conhecidas pelos nomes de biguá-una, imbiuá, mergulhão, miuá, e pata-d'água. Por ser inteiramente preto recebe o nome de corvo-marinho.
 Ave preta grande,aquática, mergulha em busca de peixes e permanece um bom tempo debaixo d'água, indo aparecer de novo bem lá na frente, mostrando apenas o pescoço para fora d'água. Para facilitar seus mergulhos  suas penas ficam totalmente encharcadas, eliminando o ar que fica entre as penas e dificulta os mergulhos.
Para secá-las é comum vê-los pousados com as asas abertas ao vento que passa a   É comum observá-lo mergulhando em um ponto, e aparecendo em um ponto bem distante.Para facilitar o seus mergulhos ele encharca as penas retirando o ar que fica entre elas, depois para secá-las ele fica parado com as asas abertas.
Quase sempre visto em grandes bandos voando próximo d'água, em formação em''v''. Quando voam se assemelham a patos, sendo as vezes considerados como tais equivocadamente.
 wikiaves.com.br



Esta ave não é muito a vistada por aqui, até porque Canguçu RS é praticamente no cerro, 420 metros aqui onde moro segundo o google heart ,e então  acabei fazendo estes registros meio que na sorte em um açude aqui nas redondezas.

"Esta ave é uma grande devoradoua de peixes, portanto alguns criadores de peixes em cativeiro (açudes, poços) odeiam ele, já que faz a festa."

SEGUE A BAIXO AS IMAGENS  DA AVE POUSANDO NA ÁGUA:






Local dos registros: Arroio do Moinho 1 Canguçu RS

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Pouco preocupante



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...