quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Joaninha(inseto)predando Afídeos (pulgões)Família:Coccinellidae




Joaninha é o nome popular dos  insetos  coleópteros da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semiesférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa   que geralmente apresenta cores vistosas. Podem medir de 4 a 8 milímetros, vivendo até 180 dias. Como os demais coleópteros, passam por uma  metamorfose completa durante seu desenvolvimento; seus ovos eclodem em 1 semana e o estágio larval é de 3 semanas, durante o qual o inseto já apresenta a mesma alimentação do adulto (imago). As larvas, geralmente, tem corpo achatado e longo, com tubérculos ou espinhos e faixas coloridas ao seu longo. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. Há cerca de 4500 espécies na família, distribuídas por 350 gêneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.
As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de  afídios, moscas da fruta, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. Apesar da grande utilidade, estes insetos sofrem ameaça dos  agrotóxicos utilizados pelos agricultores em suas plantações, embora a maioria das espécies não seja considerada como ameaçadas.
wikipédia



Gente é incrível como os piolhos e as joaninhas adoram esta planta que é conhecida como planta-bola, (saco de velho)...Asclepias Physocarpa.








LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...