sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Observação de astros em Canguçu RS

 Pra começar..o que poderei observar ?

Canguçu RS está localizado na Serra dos Tapes, na LATITUDE: -31º23'42'' sul, e  LONGITUDE: -52º40'32'' ALTITUDE 386 mts. Já tem uma elevação natural que favorece a observação de astros!   ''Aqui onde moro já sobe para 420 mts, segundo dados do google heart, e é possível ver perfeitamente  as luzes da cidade de Pelotas à noite''. 
Há em nosso município ótimos lugares para a observação; preferencialmente  longe das luzes da cidade, pois quanto mais longe das luzes,  melhor será a observação!
Quem nunca reparou  em uma destas noites agradáveis de verão, quando a gente fica mais tempo na rua , tomando um chimarrão, proseando,.. objetos brilhosos, meteoritos, planetas,(disfarçados de estrelas para os leigos) luzes de brilho forte, tipo vênus, desfilando tranquilamente, no caso (ISS,estação espacial internacional), enfim;dificilmente alguém que tenha o hábito de dar uma olhadela pra cima já não tenha observado algo que lhe chamasse a atenção, algo que lhe intrigasse.. que o levasse a pesquisar!
Com uma simples fotografia feita com o ISO alto já é possível identificar estrelas, nebulosas, constelações..

Hoje em dia temos  orbitando a terra segundo o site http://www.satellite-calculations.com/  13.500 satélites, sendo que entre estes  estão em pleno funcionamento apenas 3 500. Antes acima já mencionado também a ISS com sua magnitude, serena e linda. Poucos conseguem identifica-lá, muitos a confundem com aviões... Existem também os flash dos satélites IRIDIUM que em noites escuras lançam os raios solares em um determinado ponto na terra, muito lindo, estarei mais adiante colocando as datas dos flash para nossa cidade. 

Temos também a nossa excelentíssima, querida, amada lua que  exerce sobre nós humanos uma atração muito especial, quanto mais se observa, mais se quer observar, e 
dependendo da época, da rotação da terra, Júpiter, Marte, Saturno.., o sol,(com filtro apropriado),aglomerados, nebulosas, céu profundo..tem muita coisa pra se observar, e te digo +, (experiência  própria) depois de começar a identificar os astros, objetos observados, cada vez você se apaixona mais!  '' É uma paixão para o resto de sua vida!''
Este espaço é exatamente para este fim, trocar idéias, fotos, compartilhar um pouquinho das observações feitas sobre o céu de nossa cidade.

Estarei ao decorrer do tempo passando para  futuros observadores o pouquinho que aprendi, não é muito, mas acredito que para alguém que irá começar será importante.
Vamos  juntos, conhecer um pouquinho da imensidão do universo!
Até a próxima!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...