quinta-feira, 11 de maio de 2017

OBSERVANDO ASTROS COM UMA CÂMERA/INICIANTES

                        OBSERVANDO ASTROS COM UMA CÂMERA: 


A 1º dificuldade para o iniciante será conseguir distinguir os planetas de estrelas. Mas para isso existem sites, e programas ótimos para auxiliá lo, dentre eles eu sugiro o programa STELLARIUM que pode ser baixado aqui:http://www.stellarium.org/  ou se preferir no baixaki:http://www.baixaki.com.br/download/stellarium.htm
De posse deste programa é só digitar as coordenadas de sua cidade e pronto, vgloocê terá a posição de todos os astros., nebulosas,constelações, amerados, cometas enfim.

Um dos astros mais fáceis de serem observados com certeza é a lua. De posse de um pequeno binóculo ou até mesmo uma câmera com zoom óptico acima de 20 x já é possível observar  suas crateras. A lua sera sempre melhor observada enquanto estiver na fase crescente, ou minguante, pois quando esta cheia você verá poucas crateras. 
CLIQUE FEITO COM UM ÚNICO FRAME  
Estas fotos foram feitas com uma câmera nikon coolpix p 510 com zoom óptico de 42 x mais 2 vezes zoom digital. 
Também fiz o registro da conjunção lua vênus que ocorreu no dia 08 de setembro de 2013 as 19:19 hs, aproveitei e fiz a foto com o iso em 1600, e esposição de 1s. Com isso foi possível ver a parte não iluminada da lua, que  não  vemos a olho  nu.

Conjunção lua vênus



                                   ''PRIMEIRA TENTATIVA DE REGISTRAR

                                            SATURNO COM UMA CÂMERA''




1º tentativa de fotografar saturno



Esta foi a minha 1º filmagem de saturno, que consegui gracas a ele estar perto de vênus o que tornou possível a filmagem a noite com a câmera, usando o grande brilho de vênus como referência.
    Realmente foi  muito difícil focaliza-lo devido ao seu fraco brilho. Mas enfim depois de muitas tentativas obtive exito.
Esta filmagem foi feita usando uma câmera nikon coolpix p 510 com zoom óptico de 42x + 2 vezes digital,  e note que mal da para ver os anéis.
Como neste período saturno aparecia logo após o sol entrar, no mesmo sentido do sol poente dentro de poucos dias não foi mais possível observá-lo em um horário confortável. Sendo assim esperei vários dias pra poder observá-lo de novo.
E tive sorte consegui uma conjunção!


''SEGUNDA TENTATIVA DE REGISTRAR SATURNO COM UMA CÂMERA''







Clique nas imagens para visualizar  em tamanho grande 


Agora sim, deu pra ver os anéis de saturno, e porque? A câ
mera é a mesma! Como agora ficou ótimo?
Minha opinião:  (Turbulência) Um dos grandes fatores que atrapalham a observação terrestre é o ar, oxigênio, gases naturais de nosso planeta. Nas 1ºs tentativas o planeta estava quase rente ao horizonte, sabemos que objetos observáveis na linha do horizonte sofrem mais turbulência.

Nestas ultimas fotos o planeta estava bem alto no céu e perto da lua, no bom sentido,  ''a distância entre eles é grande''.
Resumindo, aproveitem quando os planetas estiverem perto da lua, ou de astros de maior brilho, como vênus  por ex:  fotografá-los  se torna muito mais fácil.
 pouquinho de ampliação digital.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer mudas de cássia-imperial (Cassia fistula, L.) (chuva de ouro) através de sementes

  Em uma de minhas idas a Pelotas RS, aqui pertinho me deparei com esta magnifica árvore,(imagem  wikipédia) muito linda,  carregada em f...