segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Saco-de-velho (planta balão)Asclepias physocarpa. Canguçu RS

   

                  * Família: Asclepiadaceae.

           *  Nomes populares: paina-de-seda, paineirinha, paina-de-santa-bárbara, flor-borboleta.

                 * Origem: África do Sul.
                                                      



Tive a oportunidade de quando criança brincar muito com esta planta. O segredo era estourar os balões com as mãos, este fazia um pequeno estouro.

Local do registro! Canguçu RS  Arroio do Moinho





O problema era o leite grudendo que ficava nas mãos he he..




Guabiroba do campo Myrtaceae *** campomanesia aurea O. Berg Canguçu RS



              local do registro: Canguçu , cochilha dos campos

Em uma de minhas andanças me deparei com um aglomerado de frutinhas até então desconhecida para mim. Ela estava localizada em uma beirada de estrada do lado de alguns túmulos antigos creio que da época que as propriedades mais antigas tinham o costume de enterrar seus entes queridos em suas respectivas propriedades.  Arranquei alguns pezinhos pra tentar plantar em casa, e identificá-los. daí que vem o desafio.. como sou membro em um grupo de identificação pedi ajuda e depois de muito trabalho com o pessoal chegamos a conclusão . 

Características: São arbustos pequenos totalmente glabros (sem pelos) com folhas estreitas e rijas, crescendo de 30 a no máximo 1 m de altura. As folhas são imbricadas (uma folha totalmente externa, outra totalmente interna e outra com um lado recoberto pela próxima folha) subsésseis (com pecíolo ou cabinho muito curto), coriáceas (rijas como couro), com base arredondada e apice ou ponta atenuada (muito curta) medindo 1,5 a 3,2 cm de comprimento por 1 a 1,8 cm de largura. As flores nascem em pedúnculos (haste ou suporte) unifloros de 1 a 3 cm de comprimento com 2 bractéolas (tipo de folha de proteção) linear (estreito) e persistente. As flores quando abertas são brancas e medem 7 a 9 mm de diâmetro. Os frutos são bagas verde amareladas de 1 a 1,6 cm de diâmetro com sementes duras e grandes.

Dicas para cultivo: É planta de crescimento lento, porém resiste a geadas inferiores a -3 grau, podendo ser cultivada em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, de drenagem rápida, acido ou neutro com pH entre 4,5 a 6,8, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e até pedregoso. São muito resistentes a secas longas e começam a frutificar com 2 anos após o plantio. Pode ser cultivada em vasos de 50 cm de altura e no mínimo 30 cm de largura usando substrato de terra vermelha (50%), areia (30%) e matéria orgânica (20%).

Fonte:http://www.colecionandofrutas.org/campomanesiaaurea.htm