TRANSLATE

SOBRE O BLOG

0

06/12/2012



Ola pessoal!

Estou começando hoje 6 de dezembro de 2012, em minha cidade, um blog. Blog este que tem como objetivo principal o registro de espécies de aves que aqui neste grande município se encontram, e também para cá acabam migrando. Tenho em mente poder disponibilizar aos observadores uma página sobre aves simples e resumida, para que qualquer pessoa, desde jovens,  adultos, idosos possam interagir com tranquilidade no conhecimento através de fotos nossas espécies..Espero também trazer aos  amantes da natureza, uma aproximação mais detalhada destes nossos pequenos companheiros, que nos despertam com o seus belos cantos, e alegram nosso dia,dia.   Sei que não é uma tarefa fácil, mas devido ao fato de eu residir na zona rural do município, já tendo várias espécies em minha propriedade, já é um bom começo. As espécies que me faltam, tentarei buscá-las em outras localidades.
Lembrando ainda, que algumas espécies mais populares como por exemplo o perdigão, perdiz, pavão do mato, alma de gato, inhambú, rasga trapo, coruja, tempo quente, entre outros, acabaram indo para áreas mais isoladas, tornando assim mais difícil a sua visualização.
Como a zona rural de Canguçu é muito grande, muda muito as espécies em cada localidade.
Neste pouco tempo que venho pesquisando, já pude perceber que algumas localidades não tem certos pássaros e em outras tem!
A alguns meses decidi adquirir uma câmera com o intuíto da astrofotografia, e também registrar os pássaros característicos aqui de Canguçu, objetivando o nome científico e também o nome popular!
Lembrando ainda que existem espécies de difícil identificação , não sendo possível a identificação só por fotografia, as vezes sendo necessária a gravação da vocalização para comparação, no qual utilizo como ferramenta de pesquisa o grande e respeitado site wiki aves, no qual conto com vários amigos que me auxiliam nas espécies que não conheço!
``Estarei postando também algumas fotos de minha cidade: fotos no modo macro de flores, astros, tempo e também algumas áreas de preservação permanente que tenho em minha propriedade, áreas de mata virgem intocável, reservadas ao desenvolvimento de várias espécies, tanto animal como vegetal, mostrando que tem espaço pra todos viverem em paz!´´




''PORQUE UM BLOG SOBRE AVES?''



``Tudo começou quando questionei um amigo sobre o desaparecimento de alguns pássaros que eu lembrava de minha infância, e que agora eu não via mais!
Aonde é que ficaram? Será que já temos algumas espécies com risco de extinção?...Esta dúvida me incentivou a investigar mais a fundo a verdadeira situação.
Comecei registrando aos poucos nos finais de semana, em minha propriedade, e para a minha surpresa comecei a ver espécies que até então eram totalmente desconhecidas, isso me incentivou a pesquisar e também registrar!... Agora já estou fotografando em várias localidades e o resultado esta me surpreendendo!
Muitos amigos me questionam, ``Mas aonde é que estão estes pássaros todos, que a gente não vê??´´
Estão por aí!... Muitos camuflados no meio da vegetação, outros tão pequenos que realmente só com muita calma e até horas de espera pra poder observá-los, enfim, esta é a contribuição que eu posso dar para natureza, e para quem tem a curiosidade de conhecer um pouquinho mais as nossas espécies! ''



''GOSTARIA DE SALIENTAR QUE NÃO TENHO NENHUMA FORMAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO AO ESTUDO DE AVES,  TENHO APENAS UMA FERRAMENTA MUITO FORTE QUE ME AUXILÍA NAS IDENTIFICAÇÕES DAS AVES QUE SÃO OS AMIGOS, E O  O SITE WWW.WIKIAVES.COM.BR.  .. TENTO SEMPRE FAZER O MELHOR OUVINDO VOCALIZAÇÕES, GRAVANDO, PESQUISANDO,COMPARANDO, ENFIM.. MAS SE   POR VENTURA VENHA A ME EQUIVOCAR EM ALGUMA ESPÉCIE, AGRADECERIA MUITO QUE ME NOTIFICASSEM PARA QUE POSSA CORRIGIR O ERRO!''

Jederson Schwanz

0 comentários: