Sobre Canguçu RS/

Clique nas imagens para visualizar em tamanho grande

Canguçu é um Município Brasileiro do Estado  do Rio Grande do Sul, considerado o município com o maior número de minifundios   do Brasil, possui cerca de 14 mil propriedades rurais  . O município tem uma população de 53.390 habitantes segundo o censo de 2012.
Além da língua Portuguesa há muitos habitantes que utilizam a língua Pomerana no Município Esta língua minoritária se constitui em um legado cultural que faz parte intrínseca do histórico desta comunidade, e de outras comunidades da região de similar perfil, i.e. que resultaram de processos migratórios promovidos pelo Estado durante o período colonial.

                                              Religião

Em Canguçu, estima-se que sejam 20.738 luteranos integrantes de cerca de 70 comunidades, o que significa um número próximo aos 40% da população do município.
Igreja catolica

                                                            Significado do nome

A denominação de Canguçu deriva da palavra indígena Caa-guaçu, significando mata grande ou mato grosso, de igual forma que já foi denominada primitivamente a região onde se situa a célebre Avenida Paulista em São Paulo, bem como outros locais, segundo se conclui ou lê-se em descrições mais antigas.
Caa-guaçu era uma alusão à milenar mata grande que encobriu primitivamente a encosta da Serra dos Tapes voltada para a Lagoa dos Patos e que daria o nome a ilha de Canguçu, mais tarde chamada de ilha da Feitoria como parte da estância Feitoria depois de adquirida por esta. Apesar disso, muitas fontes regionais apontam para a origem do nome do município como a derivação da palavra indigena acaanguaçu, nome dado pelos índios a uma pequena onça que habitava aquela região.






                                             Geografia


Canguçu está incrustado na Serra dos Tapes a qual forma junto com a Serra do Herval a região fisiográfica gaúcha Serras do Sudeste, serras divididas pelo rio Camaquã, que limita ao norte o município e que se constituem dos solos mais antigos do estado, como parte do Escudo Rio Grandense de formação no período Arqueano.


Clique nas imagens para visualizar em tamanho grande

Localiza-se a uma latitude 31º23'42" Sul  e a uma longitude  52º40'32" Oeste, estando a uma altitude de 386 metros. Possui uma área de 3.520,6 km² e sua população segundo o censo de 2011 é de 53,268 habitantes.
É em Canguçu que nascem os arroios do Quilombo e das  Caneleiras, que no município vizinho, Pelotas, juntam-se e recebem o nome de arroio Pelotas.





                                                Divisões Administrativas

Clique nas imagens para visualizar em tamanho grande


O distrito-sede está dividindo em 5 regiões: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º subdistrito. Dentro desses distritos há locais menores denominadas localidades. Pela resolução de El-Rei em 31 de janeiro de 1812 é criado o distrito de Cangussú, elevado à vila em 27 de junho de 1857. Em 1901, por decreto municipal, foram criados os distritos de Iguatemi, Pantanoso, Rincão dos Cravos, Cerrito Velho, Coxilha das Flores e Coxilha do Fogo, anexados à vila de Canguçu  . Em 1911 a vila é constituída de 7 distritos: Cangussú, Cerrito do Cangussú (ex-Cerrito Velho), Coxilha das Flores, Coxilha do Fogo, Iguatemi, Pantanoso e Rincão dos Cravos. Em 1939 passa a ter 3 distritos: Canguçu (passando a esta grafia em 31/03/1938), Cerrito e Freire. Os outros distritos foram extintos e anexados à sede  . Em 1959 os distritos de Freire e Cerrito foram transferido para o recém-criado municipio de Pedro Osório A partir de 1960 o município é constituído do distrito-sede até os dias atuais.




                                                                       Educação

O município conta com inúmeros estabelecimentos de ensino, tanto municipais, quanto estaduais e particulares. O Colégio Franciscano nossa Senhora Aparecida , tradicional educandário de orientação católico-romana, é voltado a formação do curso normal Magistério formando ampla gama de professores desde a a década de 1930 do século XX. Pertence as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã  , da Ordem Franciscana Secular cuja sede, a Província Imaculado Coração de Maria, situa-se em Santa Maria Rio Grande do Sul. A Escola Técnica Estadual Canguçu, ETEC, antigo, CONTADOR, é uma instituição estadual que, além do curso médio geral, disponibiliza dos cursos técnicos em Agricultura e Contabilidade 
O município conta com uma universidade, a Universidade Norte do Paraná UNOPAR, oferecendo inúmeros cursos de educação a distância  tanto bacharelado, quanto Tecnólogo e Licienciatura. Situa-se na Rua General Câmara, próximo à estação rodoviária..

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Borboletinha azul e preta ** docoxopa laurentia (Macho)

Olhando assim parece ser uma borboleta grande, mas são pequenas.  Abaixo ela com as asas fechadas. Local do registro:  Canguçu RS ...