![]() |
clique na imagem para ampliar |
Resumo:
Costuma viver em banhados e pastagens; é visto em estradas, campos de futebol e próximo a fazendas, frequentemente longe d'água. O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios. É uma ave briguenta que provoca rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina. As capivaras tiram bom proveito da convivência com o quero-quero, pois, conforme a entonação, o grito dessa ave pode significar perigo. Então os grandes roedores procuram refúgio na água.
Essa característica faz do quero-quero um excelente cão de guarda, sendo utilizado por algumas empresas que possuem seu parque fabril populado por estas aves.Na primavera, a fêmea põe normalmente de três a quatro ovos. Nidificam em uma cavidade esgravatada no solo; os ovos têm formato de pião ou pera, forma adequada para rolarem ao redor de seu próprio eixo e não lateralmente, sendo manchados, confundindo-se perfeitamente com o solo. Quando os adultos são espantados do ninho fingem-se de feridos a fim de desviar dali o inimigo; o macho, torna-se agressivo até mesmo a um homem. Os filhotes são nidífugos: capazes de abandonar o ninho quase que imediatamente após o descascamento do ovo.
O quero-quero é uma ave da ordem charadriiformes da família charadriidae.wikiaves.
''Ave muito conhecida nossa,.. leva a fama de sentinela dos Pampas, e não é pra menos pois realmente se ouvir um quero-quero gritando a noite, ou de dia pode saber que alguma coisa há!
Ave que quando tem filhotes se torna bem agressiva e não tem medo na hora de defender seus filhotes.
Normalmente quando se esta perto do ninho, faz de conta que está com asa quebrada,ou muito ferido e vai levando o invasor para longe do ninho!
Tem dois ferrões vermelhos uma em cada asa, quando esta agitado deixa a mostra, uma maneira de intimidação!''
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Pouco preocupante
Nenhum comentário:
Postar um comentário