![]() |
clique nas imagens para ampliar |
RESUMO:
O anu-branco (Guira guira Gmelin.), também chamado rabo-de-palha, alma-de-gato (a Piaya cayana também é chamada de alma-de-gato), anu-do-campo, anum-do-campo, pelincho, guirá-acangatara, piló, piriguá, quiriquiri e quiriru, é uma espécie de ave da família Cuculidae (subfamília Crotophaginae). É uma das aves mais comuns do Brasil.
São essencialmente carnívoro, comendo gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes etc. Predam também lagartas peludas e urticantes, lagartixas, camundongos, rãs e filhotes de outras aves. Cospem pelotas. Pescam na água rasa; periodicamente comem frutas, bagas, coquinhos e sementes, sobretudo na época seca quando há escassez de artrópodes. Já foi visto na Região dos Lagos, RJ, predando pequenos caramujos-africanos.
![]() |
Anu-branco procurando alimento na terra lavrada |
O ninho é construído em forquilhas de árvores a cinco metros do solo. Põe de quatro a sete ovos de cor verde-marinho com uma camada calcária de alto relevo. O ovo tem de dezessete a 25 por cento do peso da fêmea. Fazem ninhos individuais ou coletivos, neste último, sendo encontrados até vinte ovos. Os filhotes abandonam o ninho antes de voar e são alimentados por algumas semanas mais.
Estes hábitos reprodutivos são semelhantes aos do anu-preto
![]() |
se alimentando de pequenos insetos |
wikiaves& wikipédia.
''Ave muito comum aqui em nossa região, são muito mansas, e sempre andam em bandos.
O pessoal mais antigo conhecem-na por de alma-de-gato.
Local dos registros: Arroio do Moinho 1º Canguçu RS
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Pouco preocupante
Nenhum comentário:
Postar um comentário