Peitica -- Empidonomus varius (Vieillot, 1818) (maria-é-dia,mosqueteiro listrado, bem-te-vizinho...)

CLIQUE PARA AMPLIAR


                                                                         RESUMO:
Vive nas matas ciliares, cerradões e matas secas. Coloniza áreas urbanizadas com boa arborização. Realiza migrações sazonais ao longo de sua distribuição, deslocando-se para latitudes mais baixas no inverno.É de difícil identificação não só devido à sua semelhança com o bem-te-vi-pirata e com o bem-te-vi-rajado, mas também por essas duas outras espécies ocorrerem mais ou menos nos mesmos ambientes que o peitica e muitas vezes migrarem para os mesmos locais nas mesmas épocas.Segundo Gilberto Freire em “Casa Grande e Senzala”, algumas tribos indígenas do Brasil consideravam seu canto de mau agouro. Ao ouvir o canto da peitica, eles suspendiam as atividades e retornavam para suas malocas. Ainda hoje, no Nordeste, é comum ouvir-se a expressão “jogar peitica” significando “azarar”
Também conhecido como bem-te-vi-peitica, bem-te-vizinho, maria-é-dia e mosqueteiro-listrado. O peitica (Empidonomus varius) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.
Alimenta-se basicamente de insetos alados que apanha em vôos curtos a partir de um poleiro e também de pequenas frutinhas como as do tapiá, que apanha tentando pairar no ar como um beija-flor, sem pousar nos galhos.
wikiaves.
Consegui uma foto dele com a lua de fundo!



''Pássaro migratório, pois em épocas de frio procura áreas mais quentes. Aqui em CANGUÇU  RS ele aparece no verão,junto com o bem-te-vi pirata e o bem-te-vi rajado, logo após quando os dias começam a diminuir eles somem!



LOCAL DAS FOTOS: Arroio do Moinho 1º Canguçu R

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:                  Pouco preocupante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o urubu fica horas pousado com as asas abertas?

(FALHA)Plantei sementes de acácia imperial mas nasceram cafezinho do mato!!

Ninho de guache *** Cacicus haemorrhous (Linnaeus, 1766)