Cuiú-cuiú -- Pionopsitta pileata (Scopoli, 1769) ''periquito-grego''


clique para ampliar

                                                                        RESUMO:
 Emite um som  barulhento e semelhante ao da Maitaca-verde.  Há dimorfismo sexual. Ambos sexos apresentam plumagem verde uniforme, mas somente os machos tem a testa, o loro e a corôa vermelha. A 
São naturalmente pouco ariscos em relação à presença humana. Em cidades do sul do Vale do Ribeira/SP, não é incomum ver-se entre maio e agosto, bandos de até 50 indivíduos pousarem em fruteiras nos quintais de casas, dentro dessas cidades. Onde são por vezes caçados facilmente, por meio de laços em varas longas de bambu ou de pesca. Aliás no sul de São Paulo e Litoral norte do Paraná, são ainda relativamente abundantes. Curiosamente nessa região, o cuiú-cuiú também recebe o nome de “periquito-grego”.

Alimenta-se de grande variedade de frutas silvestres, como a candeia, um dos alimentos prediletos desta espécie. Outros alimentos apreciados são a goiaba e o caqui.

O Cuiú-cuiú é uma ave da ordem Psittaciformes da família Psittacidaes. 
wikiaves.

Ave nunca observada por mim aqui em Canguçu RS. Estavam com um bando grande de Tiriba de testa vermelha, ``periquitos´´ quase passaram despercebidas, se não fosse por um detalhe: A testa do macho é vermelha, ave  muito linda!


LOCAL DA FOTO:  Arroio do moinho 1º distrito Canguçu



ESTADO DE CONSERVAÇÃO:        POUCO PREOCUPANTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o urubu fica horas pousado com as asas abertas?

(FALHA)Plantei sementes de acácia imperial mas nasceram cafezinho do mato!!

Ninho de guache *** Cacicus haemorrhous (Linnaeus, 1766)