Maria-faceira -- Syrigma sibilatrix (Temminck, 1824)

clique nas imagens para ampliar
                                                                            
                                                                              RESUMO:
A maria-faceira é uma ave Pelecaniforme da família Ardeidae.  A maria-faceira é uma das primeiras aves a colonizar áreas recém- queimadas e aparentemente sua distribuição vem aumentando  em função do desmatamento. 

Esta ave eu particularmente conhecia por ''socó' em decorrência de falta de informação, já que as informações sobre aves na época eram precárias.Hoje sei que  socó é bem outra ave, e existem também  muitas outras  espécies de socós.                                 Esta figura aí
é da família das garças,sendo a única garça Brasileira que vive em áreas alagadas, e também em solo firme.
Costuma aparecer quando o solo é arado,e procura por  seus alimentos, ..ratinhos cobras ,sapos,grilos.. sempre  com passos bem lentos.
Uma curiosidade sobre esta ave é que os mais antigos dizem que quando ela canta com seu canto fino  piiii-piiii, dentro de três dias chove.


E realmente, quando o tempo começa a mudar aquecer, se preparar  para chuva, não só ela,  mais também as seriemas cantam muito!
Estas duas fotos de cima eu fiz por último, estavam em um casal, e acho que é uma fêmea, por ter feições um pouco mais suaves, mas certeza não tenho, já que é difícil a identificação. ''Se algum observador (ornitólogo)consiga identificar se é realmente é fêmea agradeceria muito.''


LOCAL DAS FOTOS:     Arroio do moinho   Canguçu  RS



ESTADO DE CONSERVAÇÃO:        Pouco preocupante


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o urubu fica horas pousado com as asas abertas?

(FALHA)Plantei sementes de acácia imperial mas nasceram cafezinho do mato!!

Ninho de guache *** Cacicus haemorrhous (Linnaeus, 1766)