quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Por que o urubu fica horas pousado com as asas abertas?



Pessoal eu cheguei nesta mesma pergunta!!
A um tempinho já que este comportamento vem me a cutucar a curiosidade.
 E como sou curioso por demais fui atras de informações sobre este comportamento .
 Conversando com um, com outro, cada um tinha uma opinião. Alguns mais antigos, como pais,  avós, tinham suas crenças, e todas relacionadas ao tempo. Segundo eles, quando estão  assim, vem chuva , ou estão com calor, igual as galinhas, que também abrem as asas quando esta muito quente.   Mas será que tem algum sentido esta teoria deles?
 Eu tirei minhas próprias conclusões a respeito, e já que no momento não achei nada específico sobre o assunto arrisquei alguns palpites!

" Lembrando que são apenas especulações sobre o fato."



  1.  A ave esta  marcando o seu território; talvez mostrando alguma  agressividade a outras aves que passam perto.


  1. Recarregando suas baterias ,ou refrescando-se. Muitas aves necessitam de um aquecimento para iniciarem suas atividades

  1. Devido a  coloração preta, o corpo dos urubus absorve muito calor por irradiação; por isso eles ficam com as asas abertas, é uma maneira de arrefecer o seu corpo.

*Poderia ser por  território, mas a princípio creio que  não seja; pois os lugares que tenho observado as aves pousam  em lugares  aleatórios, ou seja em qualquer lugar que pousam fazem isto.

*Recarregando as baterias, ou refrescando-se. Porque não! Normalmente observei o ocorrido  na parte do meio-dia, horário que o sol esta mais quente, e como a cor preta absorve muito calor do sol, deve ser quentíssimo se ficar quietinho paradinho.

.
Sabemos a importância do sol para todos os animais, e cada um aproveita-o de uma maneira. Por exemplo: As galinhas, os jacu, fazem buracos na terra quentinha, e com as asas  espalham o pó super quente em meio as suas penas. Com certeza expulsaram alguns piolhos, e outros parasitas.

Os urubus, não gostam muito do solo só para se alimentarem; e qual é a melhor maneira de expulsar parasitas secar as plumas se aquecer? 

Acredito que seja isso, pois nas alturas ventila bem as penas; mas o ar é bem frio. Então, vamos tomar um banho de sol pra deixar tudo em ordem para as próximas horas de voo.





Local do registro: Arroio do Moinho1º Canguçu RS


22 comentários:

Sara disse...

Estou vendo 2 urubus de asas abertas nos postes da rua um pertinho do outro ....fiquei curiosa...sinistro....mas achei interessante!!

Unknown disse...

Vi muitos urubus com as assas aberta fiquei foi com medo kkkk mais a quela sena ficou na minha cabeça até repreendi deve ser só calor msm

Unknown disse...

Eu resolvi pesquisar, porque vi aqui ba minha cidade mais de 10, todos voltados para a mesma direção com as asas abertas. Mas vou ter que discordar da sua teoria, pois aqui eu vi por volta das 06h da manhã com tempo chuvoso. Morrendo de curiosidade. Mas parabéns pela iniciativa. Vou ficar pesquisando, qualquer coisa digito aqui.

jederson disse...

Legal..! interessante a tua curiosidade! Abraço!

jederson disse...

Que estranho! Muito interessante tua observação!! será que tem outra finalidade??

jederson disse...

kkk São mancinhos enquanto nós estamos vivos!! Abraço!

Rhackel Marques disse...

De fato a questão do calor nao tem nada a ver, tambem vi um urubu na mesma posição, porem ao lado de outro que não estava de asas abertas.entao há outra explicação sem duvidas.

noblyra disse...

Olha, agora aqui chove, está um mormasso e o urubu está com as asas abertas...

jederson disse...

Pois é ...tá complicando ...será demarcação de território?

jederson disse...

É Bem mais complicado que achava. ..Estou achando que é um sinal que só eles entendem!

Unknown disse...

É BEM INTERESSANTE; JÁ TINHA LIDO NA REVISTA SUPERINTERESSANTE QUE OS URUBUS SOBEM BEM ALTO ATÉ A ESTRATOSFERA PARA ELIMINAREM BACTÉRIAS GERMES E TUDO QUE OUVER PARA TIRAREM DE SEUS CORPOS ; MAS ESSA DE FICAR EM CIMA DO POSTE É BEM CURIOSA. ...

Unknown disse...

Hoje fui ao centro com meu marido e acendi uma vela para oxum, todos os urubus que já estavam lá, começaram a nós rodear virando de Costa e abrindo as asas, o que será que pode ser ? De momento achei lindo, mas ouvindo meu marido dizer q pode ser trabalha que fizeram pra te te me deixou assustada. Alguém poderia me responder oq seria ?

jederson disse...

Realmente muito sinistro isso!! Tem muitas forças que os animais pressentem!

Unknown disse...

Já várias vezes isso

Unknown disse...

Agora a pouco tinha dois urubus pousados com as asas abertas. Tetritório acho q n seria, devem tá com calof

Alan Lisboa disse...

Eu também, em todas as vezes que vi urubus fazendo isso, foi de manhã bem cedo em torno das 6h da manhã e havia nevoeiro.

Unknown disse...

Há anos já se sabe o porquê. Sempre que eles pousam e abrem suas asas, estas eliminam a clirer-heurotoma produzida pela ritrotecmíase acumulada em cada vôo. Só não me perguntem o que é isso, uma vez que acabei de inventar esse troço agora.

Erika Schubert disse...

Olá! Fotografei ontem um urubu-de-cabeça-preta e ele estava pousado num cupim com as asas abertas e na ponta do bico tinha uma gota d'agua, como durante a noite havia chovido muito e amanheceu com forte neblina, pensei que estava assim por estar encharcado, já que eram por volta de 07h e o sol estava começando a surgir. Li que os voos a grande altitudes ele faz durante a parte da tarde, que durante a parte da manhã fica mais no chão ou em postes e lugares mais baixos. Será que pode ser um dos motivos? Logo depois outro urubu pousou e ficaram os dois de asas abertas. Uma cena linda! Pena não poder compartilhá-la aqui! Abs

jederson disse...

O cara é bom...kk

jederson disse...

Que legal tua observação!! Um grande abraço!Pode ser sim. .Tem muita coisa pra nós aprendermos ..

jederson disse...

Pode ser né..preto queima no sol..

jederson disse...

Obrigado pela informação..muito útil! Abraço!!

Medindo magnetismo de minerais com o celuar + APP

Olha só que interessante o magnetismo que alguns minerais tem em sua formação..e com um celular com magnetrônomo é possível medir esta força...